Natal foi homenageada como uma das cidades parceiras comprometidas com políticas educacionais. O Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros realizado pelo Instituto Ayrton Senna
reuniu autoridades de diversas cidades, reconhecendo mais de 80 municípios parceiros do Instituto ao longo de 30 anos de história. O evento foi realizado no Centro Brasileiro Britânico (CBB), em São Paulo e secretária MUnicipal de Educação, professora Cristina Diniz, representou o prefeito Álvaro Dias.
A parceria da Secretaria Municipal de Educação de Natal com o Instituto Ayrton Senna iniciou em 2015 e segue apresentando resultados relevantes no avanço da educação. “É uma satisfação enorme estarmos em São Paulo recebendo o reconhecimento, a premiação pelo Instituto Ayrton Senna de uma parceria de 10 anos que Natal realiza com o IAS. Estivemos junto à presidente Viviane Senna e destacamos a importância dos programas de aceleração de aprendizagem e também de equidade aluno-série. O Acelera Brasil e o Se Liga são programas importantíssimos para a rede municipal e nosso objetivo é o de continuar com esta parceria de uma forma ainda mais intensa”, declarou a titular da SME-Natal.
A secretária Cristina Diniz expressou a continuidade do compromisso com a educação pública integral e de qualidade, realizando práticas para amenizar os impactos da distorção idade/série. O evento reuniu ainda prefeitos, secretários de educação, personalidades e autoridades de todo o país.
Em 2024, a Rede Municipal de Natal formou 43 turmas de correção de fluxo com atendimento para 982 estudantes, sendo 717 para o Programa Se Liga distribuídos em 31 turmas, e 265 estudantes para o Acelera, distribuídos em 12 turmas. Atualmente 29 unidades de ensino executam os programas, com a participação direta de 55 profissionais, sendo dois coordenadores dos programas, 10 mediadores e 43 professores.
A relação de parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto Ayrton Senna se dá através dos programas de correção de fluxo, o Se Liga com a alfabetização e do Acelera Brasil no trabalho com a recomposição das aprendizagens e a reclassificação dos estudantes para o ano correspondente a sua idade, corrigindo assim o fluxo escolar. Nessa perspectiva, a relação direta com o processo de ensino e aprendizagem por meio de um olhar diferenciado para a questão da distorção idade-série são elementos essenciais no aprimoramento do nível de qualidade da educação disponibilizada pela Rede Municipal de Ensino de Natal.
Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo será enviado neste formato. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional