O prefeito de Natal, Álvaro Dias, informou nesta terça-feira (09) em entrevista ao jornal Bom Dia RN que ofereceu um pavimento inteiro do prédio onde funciona o Hospital de Campanha do Município (HCM) para o Governo do Estado ampliar a oferta de leitos para o tratamento da Covid-19. Na oportunidade, ele ainda detalhou as ações que a Prefeitura tomou desde o início da crise sanitária causada pelo coronavírus e reforçou que está aberto ao diálogo entre os entes governamentais para alinhar as medidas de combate e mitigação da pandemia, destacando sempre que o principal foco da gestão municipal é preservar vidas.
“O nosso Hospital de Campanha funciona desde o início da pandemia com 100 leitos clínicos e agora dobramos a sua capacidade de leitos críticos, saindo de 20 para 40 Unidades de Tratamento Intensivo. Ofereci diversas vezes um andar inteiro do prédio para o Governo do Estado abrir novos leitos, mas até agora não obtivemos resposta. A oferta segue e reitero aqui o meu compromisso de seguir aberto ao diálogo, encontrando um denominador comum para que trilhemos um caminho de equilíbrio. Teremos uma audiência na Justiça do Rio Grande Norte nessa quarta-feira e tenho a convicção de que iremos aparar essas arestas existentes. O que importa é a saúde da população”, apontou.
Quanto as divergências entre os decretos da Prefeitura e do Governo, Álvaro defendeu a iniciativa tomada pela gestão municipal: “Respaldado pelo Comitê Científico do Município, resolvemos reduzir de 22 para 21 horas o horário de funcionamento dos bares e restaurantes, pensando na sobrevivência dos empreendimentos e manutenção dos empregos do setor. É preciso que a sociedade também tenha esse olhar. As pessoas precisam trabalhar, a cidade tem no turismo a sua maior vocação e fechar os estabelecimentos às 20:00 causaria um impacto negativo muito forte. Por isso, autorizamos o funcionamento até às 21:00 horas”, disse.
Álvaro Dias elencou ainda as diversas iniciativas que a Prefeitura tem realizado para conter o avanço do coronavírus na cidade, lembrando da abertura do Hospital de Campanha; abertura de três Centros de Enfrentamento a Covid; transformação do Hospital dos Pescadores em uma unidade exclusiva para tratamento da doença; extensão do horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde; avanço na vacinação da população, atingindo os idosos na faixa etária de 80 anos; intensificação das fiscalizações para combater o descumprimento dos decretos municipais; execução de campanhas de conscientização nos meios de comunicação e mídias sociais a respeito das medidas de prevenção e nas próximas semanas vai abrir o Hospital Dia, no Palácio dos Esportes.