SELO BLOG FM (4)

Prefeitura de Natal inicia trabalhos da Central de Interpretação de Libras

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal entregou, oficialmente, à população da capital, nesta quinta-feira (05), a Central de Interpretação de Libras (CIL). A cerimônia de descerramento da placa contou com a presença da secretária de Trabalho e Ação Social, Andréa Dias, e com o secretário municipal de Governo, Fernando Fernandes, que representou o prefeito Álvaro Dias. O CIL está funcionando na rua Trairi, no bairro de Petrópolis.

Natal passa a ser, ao lado de Fortaleza, Salvador, João Pessoa, Campina Grande e São Luís, as únicas cidades nordestinas a prestar o serviço. “É um prazer imenso estar representando o prefeito Álvaro Dias nesse momento. Parece simples, parece pequeno, mas é de extrema importância para a cidade do Natal. Essa era uma reivindicação de mais de 20 anos e que, graças à sensibilidade do prefeito, está sendo atendida”, comentou Fernandes.

A CIL passa a fornecer serviços de tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais para dar apoio à pessoa surda ou com deficiência auditiva em atividades cotidianas. De acordo com a secretária Andrea Dias, o usuário poderá solicitar o acompanhamento de um intérprete para os mais diversos fins, como: matrícula escolar, entrevista de emprego, serviço bancário, casamento, realização de consulta, exame médico, entre outros. “Fiquei muito emocionada com a repercussão que tivemos e a resposta de todos à criação da Central. Todos eles fazem parte da minha vida”, comemorou a secretária da Semtas.

Uma das conselheiras suplentes do Comude – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Natal, Ivoneide Damasceno, que falou em nome dos usuários, agradeceu pelo atendimento ao antigo pleito: “Hoje, nós estamos dando um primeiro passo e contamos com o apoio do prefeito de Natal. Sem esse apoio, nós não teríamos conseguido instalar a Central. Esperamos que essa sensibilidade continue para que as pessoas compreendam a necessidade que essas pessoas surdas têm de comunicação”, disse a representante do Conselho.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui