A Prefeitura de Mossoró, na Região Oeste do RN, suspendeu a realização de eventos pré-carnaval e de carnaval no município, sejam eles promovidos por entes públicos ou privados. A determinação está em um decreto publicado nessa quinta-feira (11) na edição extra do do Jornal Oficial de Mossoró (JOM).
O decreto também manteve os pontos facultativos no município nos dias 15 e 16 de fevereiro e também no dia 17 até às 12h.
Segundo o município, haverá um reforço na fiscalização em relação à proibição de eventos de carnaval durante esse período. O objetivo é coibir aglomerações e fiscalizar se há o cumprimento de protocolos de biossegurança, como a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social mínimo.
“O intuito é evitar aglomerações e a consequente transmissão do coronavírus. Reforçamos que todas as medidas de enfrentamento à Covid-19 do município serão mantidas também no período de carnaval”, disse o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade).
Governo suspende pontos facultativos no RN
No dia 2 de fevereiro, o Governo do RN proibiu a realização de eventos pré-carnaval e de carnaval e suspendeu os pontos facultativos previstos para o período nos órgãos da administração estadual.
O governo também vedou financiamento ou apoio do Estado a eventos e determinou reforço da fiscalização estadual aos municípios quanto à proibição da realização de festas e eventos, aglomerações e uso obrigatório de máscara.
De acordo com o texto, as medidas levaram em consideração “o aumento nos números dos casos de infecção e reinfecção pela COVID-19 no Brasil e no Estado do Rio Grande do Norte”, as informações divulgadas por meio do indicador composto para monitoramento da pandemia no estado e a necessidade de manutenção e estabilização dos dados epidemiológicos.
Também foi levada em consideração a recomendação emitida pelo Comitê de Especialistas da Secretária de Estado da Saúde Pública para o Enfrentamento da Pandemia pela Covid-19, do último dia 29 de janeiro, que orientou a suspensão imediata de todas as atividades relacionadas ao carnaval, seja em ambientes fechados ou abertos, incluindo carnaval de rua, clubes, shoppings e afins, no Rio Grande do Norte, bem como a suspensão do ponto facultativo do período no Estado.
G1RN