O município de Macau, na região da Costa Branca potiguar, comunicou o cancelamento da programação do Carnaval 2021, por causa da pandemia da Covid-19. O decreto que prevê a suspensão de shows e festas públicas e privadas para evitar aglomeração de pessoas, foi publicado na quinta-feira (28) no Jornal Oficial do Município.
De acordo com o documento, estão suspensos qualquer tipo de eventos, como shows, festas e similares, públicos ou privados, em ambientes abertos e fechados, que reúnam mais de 50 pessoas. Bares, restaurantes e lanchonetes também deverão ter público limitado a 50 pessoas.
A decisão do município seguiu uma recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Macau, publicada no dia 09 de dezembro de 2020, que orientou o cancelamento de eventos que possam gerar aglomeração de pessoas.
Segundo o decreto, a prefeitura não dará autorização para a realização de qualquer tipo de evento carnavalesco, e nem usará recursos públicos para custear atividades relacionada ao carnaval.
O decreto ainda autoriza que as forças policiais interfiram em caso de descumprimento das regras. A fiscalização ficará sob responsabilidade da guarda municipal e vigilância sanitária.
De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), publicado na noite desta quinta-feira (28), Macau tem 443 casos confirmados da Covid-19 e 24 óbitos.
Outros municípios já anunciaram o cancelamento dos eventos de carnaval, como Natal, que publicou um decreto no dia 4 de dezembro de 2020. As prefeituras de Areia Branca, Apodi, Alexandria e 16 municípios da região Seridó também anunciaram a suspensão dos eventos carnavalescos.
G1RN