A Prefeitura de Natal, por meio da ação integrada de suas secretarias, está aperfeiçoando alguns de serviços. Neste sentido, criou o Programa de Conservação e Zeladoria, que, como o próprio nome diz, visa não somente a conservar, mas a zelar pelos corredores turísticos, as vias de maiores fluxos, além de integrar com as obras que estão em finalização na cidade.
Desde o início deste mês, as equipes estão fazendo mutirões e realizando diversos serviços, tais como a organização de canteiros, recomposição de meios fios, limpeza urbana, iluminação, sinalização viária, adaptação de vias, tapa-buracos, podas e plantios de árvores e paisagismo.
As avenidas Hermes da Fonseca (Zona Leste), Paulistana e Cirandas (Zona Norte) já receberam as melhorias do programa. Já as avenidas da Chegança (Zona Norte), Salgado Filho, BR-101 e Viaduto de Ponta Negra irão receber as intervenções nos próximos dias. A previsão é de que, até o final do mês, mais de 10 ruas e avenidas tenham recebido as melhorias.
Para a secretária-executiva de Parcerias Público-Privadas da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, os serviços de conservação e zeladoria vão além das melhorias nos espaços e vias. Contribuem para que as pessoas possam usufruir dos espaços e equipamentos públicos com melhor qualidade.
“Através de ações integradas de várias secretarias, a Zeladoria possibilita tanto a conservação quanto o embelezamento das rotas principais voltadas para além do turismo, mas principalmente as que tenham a maior circulação de pessoas. A ideia é que possamos conservar esses espaços com a limpeza de vias, com a recomposição de meio fio, com o paisagismo, com a harmonização, entre tantas outras, para que tenhamos as principais vias da cidade com qualidade.”, ressalta a secretária.
O prefeito Álvaro Dias reforça que o programa de Conservação e Zeladoria tem o propósito de melhorar não só a infraestrutura local, como dar melhores oportunidades para os natalenses. “Esse trabalho se soma às grandes obras que estamos executando em Natal, com o objetivo de promover um reforço da estrutura básica. Vamos continuar atuando para que Natal possa crescer e se desenvolver de forma ordenada e disciplinada, garantindo melhores oportunidades para toda a população”, conclui o prefeito.
O programa de Conservação e Zeladoria de Natal conta com apoios e ações conjuntas das equipes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (Semsur), da Infraestrutura (Seinfra), da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Mobilidade Urbana (STTU), Turismo (Setur) e Defesa Social (Semdes).
Serviços realizados pela Zeladoria de Natal
CANTEIROS: Uma das ações prioritárias do Programa de Conservação e Zeladoria é a limpeza dos canteiros. Além de avenidas onde o fluxo é bastante movimentado, como a Prudente de Morais e Salgado Filho, outras avenidas como a Odilon Gomes de Lima em Capim Macio (FOTO) passaram por limpeza e melhoria. A ação torna a cidade um local mais limpo e organizado, favorecendo o bem-estar das pessoas e evitando risco de doenças.
PODAS: A poda de árvores é um dos procedimentos mais comuns e importantes que envolvem a manutenção arbórea, devido algumas outras questões. Por isso, o programa de Conservação e Zeladoria de Natal se limita a podar apenas tronco, galhos e folhas, mas sim em todos os elementos que constituem o ambiente urbano. A avenida Hermes da Fonseca, na Zona Leste da cidade, foi um dos locais que passaram recentemente pela ação.
SINALIZAÇÃO: Outra situação que acontece é a depreciação, às vezes natural, das sinalizações e placas de trânsito. E é não somente a limpeza que está inserida, mas também a sua conservação, para garantir visibilidade aos motoristas e pedestres para reduzir o número de acidentes de qualquer natureza. Por isso, a ação de conservação e zeladoria da Prefeitura em Natal tem se mostrado bem ativo.
Agora RN