Para potencializar o setor turístico da cidade, nesta terça-feira (28), o prefeito Álvaro Dias, o secretário de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), Carlson Gomes, e o representante da construtora TCPAV, Jarbas Filho, assinaram a ordem de serviço para a reestruturação viária do novo acesso ao Polo Turístico da Redinha, com a pavimentação e recapeamento da rua Maruim, rua Francisco Ivo e acesso ao quebra-mar.
O turismo é a mola mestra da economia de Natal e na Zona Norte, a Redinha é um dos principais locais devido à tradição de gastronomia da ginga com tapioca. Do setor, derivam outros 52 segmentos, formando uma cadeia produtiva responsável pela geração de mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade e milhares de empregos. “O turismo da nossa cidade precisa ser sempre valorizado e fortalecido. Estamos dando mais um passo para a concretização do Complexo Turístico da Redinha. Estamos fazendo isso também pela Zona Norte e pelo potencial de riqueza que o projeto deve gerar na região”, destacou o prefeito Álvaro Dias.
A obra do Complexo Turístico da Redinha foi dividida em cinco lotes, sendo assinada a ordem de serviço do quarto lote, orçado em torno de R$ 8 milhões. Este lote dará início às obras de recapeamento asfáltico da rua Maruim e requalificação viária da rua Francisco Ivo, com a criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Nova ao mercado, além de recuperar e tornar acessível o quebra-mar da praia da Redinha, com a criação de um mirante.
Na rua Maruim, atualmente em terreno carroçável, será feito a pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em cada sentido, separadas por uma ciclovia em canteiro central, amplas calçadas arborizadas em toda sua extensão, além da construção de uma praça com academia para os moradores da região. O segundo trecho da rua Maruim que receberá os serviços será o antigo acesso à Balsa da Redinha que terá cerca de 730m de pavimento asfáltico, calçadas padronizadas, arborização, ciclorrotas, e moderna iluminação pública.
O Prefeito externou sua satisfação em assinar mais uma ordem de serviço que irá promover desenvolvimento econômico e qualidade de vida para a população. “Agora é tocar esta obra importantíssima para a cidade de Natal que irá iniciar na primeira quinzena de janeiro e que fará uma completa mudança na região trazendo segurança e uma rede de drenagem moderna que, quando pronta, interligará as vias ao Complexo Turístico”, reforçou.
Ainda dentro do escopo das obras, a Prefeitura do Natal irá promover a modernização da rua Francisco Ivo e o chamado quebra-mar. A rua Francisco Ivo é a principal via da orla da Redinha, e por isso terá seu pavimento em asfalto substituído por material drenante que possibilitará a melhoria significativa na drenagem local. O novo pavimento será executado no nível das calçadas, sem com isso, apresentar diferença de cota entre as calçadas e a faixa de rolamento dos veículos, que será separada por balizadores fixos.
No quebra-mar será realizada a recuperação da estrutura por meio da execução de piso de concreto pigmentado sobre o atual revestimento em paralelepípedo, bem como a melhoria da iluminação e criação de um mirante na extremidade do espigão, promovendo um espaço de contemplação aos pedestres, para que aproveitem a vista do mar e da fortaleza dos Reis Magos.
De acordo com o secretário da Semov, Carlson Gomes, os trabalhos nos dois locais serão executados no conceito de “ruas completas”, que integram toda a região. “Este é o primeiro passo do sonho para a construção do Polo Turístico da Redinha que chegou no momento certo com a aprovação do Plano Diretor. O ano de 2022 será de grandes projetos. Parabenizo a gestão do prefeito Álvaro Dias que é unida e tem uma equipe comprometida com Natal”, afirmou.
Complexo Turístico da Redinha
Com investimentos na ordem de R$ 25 milhões, entre recursos da gestão municipal e do governo federal (Ministério do Turismo), a obra do Complexo Turístico da Redinha engloba a reformulação completa do mercado, criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Newton Navarro ao mercado, construção de deck para passeio, recuperação do quebra-mar e instalação de nova iluminação na área. “Além disso, iremos promover novos 29 boxes e seis restaurantes na obra final do Complexo Turístico”, ressaltou o secretário Municipal de Obras Públicas, Carlson Gomes.
A obra foi dividida em cinco lotes. O primeiro lote ficou responsável pela construção do novo Mercado da Redinha. O segundo para execução dos serviços de iluminação pública da rua Maruim, do calçadão da rua Francisco Ivo e do quebra-mar, incluindo mão de obra, materiais e equipamentos. A requalificação do sistema de defesa costeira (com enrocamento aderente) da Praia da Redinha, do trecho do rio Potengi, a reurbanização e drenagem do entorno do Mercado Público da Redinha estão inseridas no terceiro lote e o quinto lote contempla a reestruturação viária do antigo acesso à Redinha, com capeamento asfáltico e execução do passeio com acessibilidade do trecho da av. Doutor João Medeiros Filho a partir do viaduto da Redinha até o entroncamento com a rua Francisco Ivo, rua José Herôncio de Melo, a partir da rua Francisco Ivo até a rua Engenheiro Clóvis Aragão. Inclui ainda a rua Engenheiro Clóvis Aragão, a partir da rua José Herôncio de Melo até a av. João Medeiros Filho.
“Se tudo correr dentro do planejado, dentro de 18 meses iremos transformar, de vez, aquele setor de nossa cidade, dando pujança econômica para todo o segmento turístico que trabalhará no complexo e no seu entorno. Vai ficar uma bela obra, revitalizando a Redinha, reformando o mercado, instalando quiosques para comidas típicas. Além disso, vamos construir um centro de comercialização de artesanato e ficará um local muito agradável para as famílias natalenses desfrutarem das belezas naturais da Redinha, com uma vista privilegiada da ponte Newton Navarro. Aproveitaremos a oportunidade para reativar os passeios de barco. Esse projeto vai encantar a todos e será uma grande atração para os turistas”, aponta o prefeito Álvaro Dias.