A Prefeitura do Natal apoiou, nesse domingo (06), a I Parada LGBT+ da capital realizada no formato de live e transmitida nas plataformas do Facebook e You Tube. O evento foi organizado pelo Fórum LGBT+ de Natal e neste ano o formato se deu como medida de prevenção ao coronavírus, abordando o tema “A Parada agora é Solidária”, que foca na empatia entre as pessoas, no sentido de proteger umas às outras contra a Covid-19.
O prefeito Álvaro Dias foi representado pelos secretários de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Mônica Santos, e de Saúde (SMS), George Antunes, como também pela secretária-adjunta da SMS, Rayanne Araújo. O momento contou com diversas apresentações musicais dando espaço para os artistas LGBTs e promovendo a cidadania, o respeito, a diversidade e a garantia de direitos.
O ativista LGBT e organizador da live, Wilson Dantas, falou da importância do evento e agradeceu o apoio da Prefeitura, que vem ao longo desses últimos dois anos abrindo diálogo e espaço para atender as demandas LGBT. Wilson citou passos importantes dados pelo Executivo como a criação do Centro de Cidadania LGBT de Natal e o Laboratório para Travestis e Transexuais (TT), além de ações humanitárias empregadas pela Prefeitura durante esse período de pandemia. “Toda a política para a comunidade LGBT+ que está ocorrendo em Natal se dá em razão de gestores comprometidos e sensíveis com a causa”, disse.
A secretária da Semdes e presidente do Conselho Municipal LGBT+, Mônica Santos, ressaltou o compromisso de toda a comunidade LGBT+ de Natal em dar exemplo de prevenção na medida em que foca o tema da Parada 2020 para a solidariedade entre as pessoas, reforçando medidas sanitárias e agindo em prol da proteção social. “Parabéns ao Fórum LGBT de Natal pela sensibilidade em entender que só prevenindo é que venceremos o coronavírus”.
Na oportunidade, o secretário de Saúde, George Antunes, anunciou uma nova medida que fortalece a política pública destinada à comunidade LGBT em Natal. “A Prefeitura estará inaugurando, agora na zona Norte, um novo laboratório TT”, comemorou. A I Parada LGBT+ de Natal em formato de live contou com mais de 8h de atrações reunindo artistas, ativistas e muita música ao vivo.