
O prefeito Carlos Eduardo, a primeira dama e secretária de Políticas Públicas para Mulheres (Semul), Andréa Ramalho, acompanhados da secretária municipal de Turismo, Cristiane Dantas, participarão no próximo domingo (15) da Cerimônia de Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, em Roma. A Comitiva viaja na sexta-feira (13) e retorna a Natal na segunda-feira (16).
Na programação do Vaticano, a abertura dos portões será a partir das 7h e a cerimônia de Canonização inicia às 10h. Já no dia 16, às 11h, uma Missão em ação de graças, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha, será celebrada na Basílica de São Pedro. Em Natal, no dia 29, às 10h, será realizada uma Missa em ação de graças no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, celebrada por Dom Giovanni D’Aniello – Núncio Apostólico no Brasil.
A secretária de Turismo Christiane Alecrim integra a comissão da Prefeitura que acompanhará a cerimônia. Para ela, trata do reconhecimento da Igreja Católica aos primeiros santos mártires do Brasil que foram os primeiros cristãos assassinados em razão de sua fé. “Além disso, Natal vai se inserir na rota do turismo religioso. Nossa cidade já é contemplada e abençoada com o Santuário dos Protomártires que fica localizado no bairro Nazaré”.
Beatificados pelo Papa João Paulo II, em 5 de março de 2000, o processo de canonização dos beatos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, padres e Mateus Moreira, juntamente com seus 27 companheiros leigos iniciou no segundo semestre de 2015 quando entrou na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, por indicação do Papa Francisco.

