Em decreto publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, obriga a população do município a usar máscaras faciais “sempre que sair de casa”. A obrigatoriedade vale por tempo indeterminado.
A medida é a mais nova adotada pela cidade e também por outros municípios do estado, como Natal e Mossoró, para tentar diminuir a transmissão do novo coronavírus, causador da Covid-19, que virou uma pandemia global.
Apesar das medidas de prevenção, havia aglomeração de pessoas, no centro do município, nesta quinta (30), para tentar resgatar o auxílio emergencial de R$ 600 na Caixa Econômica. Muitas começaram a formar a fila ainda na noite desta quarta (29).
“Fica determinado, a partir da publicação deste Decreto, por tempo indeterminado, que todas as pessoas no âmbito do Município de Parnamirim/RN deverão, de forma obrigatória, fazer o uso de máscara facial, a qual cobrirá o nariz e a boca, sempre que sair de casa, utilizando, especialmente, em: todos os espaços públicos; equipamentos de transporte público coletivo, a exemplo de ônibus, bem com em táxi, moto-táxi e aplicativo telefônicos; estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral”, aponta o decreto.
Ainda de acordo com a noma, as máscaras faciais poderão ser profissionais ou as caseiras, confeccionadas de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.
Segundo o decreto, a obrigatoriedade de máscaras passa a ser determinada por causa do aumento de casos do novo coronavírus no município, bem como do resultado de estudos científicos que atestam a eficácia desse equipamento de proteção para conter a disseminação da Covid-19.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (29), o município tinha 428 pessoas com suspeita para a doença, 107 casos confirmados e três óbitos.