O prefeito Álvaro Dias homenageou nessa quinta-feira (14) em solenidade no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o ex-Senador e professor João Faustino de Melo Neto (1942/2014) fazendo a entrega, em memória, da medalha de Ordem do Mérito Felipe Camarão pela sua trajetória como político e educador com reconhecidos serviços prestados à educação potiguar e brasileira. O político de atuação nacional completaria 80 anos no próximo sábado (16). A data será marcada pelo lançamento do livro “Ex Corde: 80 Anos de João do Coração”, que relata sua vida e trajetória em 80 depoimentos de amigos. O prefeito Álvaro Dias é um dos colaboradores da obra.
Familiares do homenageado estiveram presentes à solenidade. A viúva e professora Sônia Maria Fernandes Faustino Ferreira, os filhos Edson Faustino, Lissa, Maria de Fátima, noras, genros e netos. Autoridades municipais e estaduais também prestigiaram a solenidade, assim como o amigo e ex-deputado mato-grossense Rubens Figueiró.
O prefeito Álvaro Dias lembrou o legado de João Faustino como político conciliador e professor dedicado. “É a maior honraria para quem dedicou toda a vida aos seus princípios. E um deles era a educação, para que pudesse lutar por ela, também escolheu a política. Em qualquer cargo que exerceu, como deputado, senador, secretário, sua atuação era nessa área”, disse o prefeito. “Como professor da Escola Técnica Federal e professor da UFRN , era estudioso do tema, se interessava pelas melhorias e inovações do ensino do nosso país”, lembrou o chefe do Executivo.
Edson Faustino disse que a homenagem chega quase dez anos depois da morte do pai. “O gesto nos fez reviver a sua história através dessa comenda”, disse. Ele se disse honrado de receber em nome do pai a Comenda que tem o nome de Felipe Camarão, “uma pessoa que se empenhou em lutas por ideais de liberdade, assim como meu pai que levantou suas bandeiras na luta pela educação. Meu pai sabia que só através da educação se transforma o destino das futuras gerações”, disse.
BIOGRAFIA
Nascido em Recife no dia 16 de julho de 1942, o ex-senador e ex-deputado federal teve uma trajetória de atuação em cargos públicos e mandatos eletivos. A militância começou no movimento estudantil, antes da atividade profissional e partidária até fundar o PSDB no RN e ocupar cargos no governo federal e do Estado de São Paulo. Mas, antes disso, Faustino se graduou em Pedagogia e Matemática, tornando-se professor universitário. Foi o primeiro diretor da Escola Técnica Federal do RN (ETFRN), antes chamada de Escola Industrial e atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).