O prefeito de Macaíba Emídio Jr participou, nesta sexta-feira (17), de reunião com o gabinete de gestão de crise na segurança, com a presença da governadora Fátima Bezerra, representantes dos órgãos de segurança estaduais e federais e prefeitos das mais diversas regiões do Rio Grande do Norte. Emídio solicitou que a governadora faça gestões junto ao Governo Federal para a recomposição dos prejuízos acumulados em razão dos ataques e ela prontamente acatou a sugestão.
“Quero, em primeiro lugar, agradecer e parabenizar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros pelo trabalho incansável. Gostaria de aproveitar a oportunidade pra fazer um apelo para que possamos ter uma presença maior das forças de segurança nas ruas, para superarmos essa crise e podermos voltar a oferecer os serviços públicos à nossa população e para que a senhora, governadora, possa manter contato com o Governo Federal, para recomposição dos prejuízos que municípios estão tendo” , afirmou o prefeito de Macaíba Emídio Jr.
Durante a reunião, os prefeitos relataram os momentos de tensão vivenciados em seus municípios com os ataques, a suspensão dos serviços públicos e os prejuízos acumulados pelas prefeituras e particulares.
A governadora Fátima Bezerra, o secretário Estadual de Sergurança Pública Coronel Araújo e a delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, relataram as medidas que têm sido tomadas de forma integrada pelas forças de segurança estaduais e federais, incluindo a as polícias militares do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, Polícia Federal, PRF, Polícia Civil e Força Nacional.
Nesta sexta, chegaram ao Estado 30 viaturas e até o final do dia a previsão é de chegada de mais 90 homens da Força Nacional. Os municípios que fazem limite com os estados da Paraíba e do Ceará estão recebendo o reforço das polícias desses estados.
Foi enviado também um contingente extra de 200 policiais rodoviários federais. E, além disso, quatro helicópteros estão em Natal à disposição para dar retaguarda a qualquer ocorrência.
O Coronel Araújo informou que a Força Nacional promoveu uma varredura em penitenciárias do Estado, incluindo Alcaçuz, atestando a inexistência de sinal de telefonia.
Desde a terça-feira (14), segundo a delegada geral Ana Cláudia Saraiva, foram realizadas quase 100 prisões, em operações orientadas pelo serviço de inteligência e em flagrante.