O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) e sua vice, Joanna Guerra (Republicanos), tomarão posse em cerimônia realizada no Teatro Riachuelo nesta quarta-feira (1º), às 16h. Também nesta quarta serão empossados os 29 vereadores para a próxima gestão da capital potiguar, bem como acontecerá a eleição para a próxima diretoria
A cerimônia deverá contar com a presença do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e de outros nomes que apoiaram a campanha de Paulinho Freire, que venceu Natália Bonavides (PT) nos dois turnos. No segundo turno, a diferença foi de 42.947 votos, tendo Paulinho obtido 222.661 votos dos natalenses.
O rito para posse está previsto para ser iniciado às 14h na Câmara Municipal de Vereadores, com todos os 29 parlamentares eleitos tomando posse. A sessão da posse será presidida pelo vereador Subtenente Eliabe (PL), mais velho entre os eleitos, e pelos vereadores Robson Carvalho (União Brasil) e Ériko Jácome (PP).
“Após a posse dos vereadores haverá a eleição da mesa diretora da Câmara para o próximo biênio, com definição do presidente, 1º e 2º secretários e tesoureiro. Posteriormente, no dia 15 de fevereiro, será o início dos trabalhos para formação das comissões da Câmara Municipal”, explica Carol Gurgel, coordenadora do Cerimonial e Relações Públicas da CMN.
Após esse momento, os vereadores se encaminham ao Teatro Riachuelo para dar posse ao prefeito e vice eleitos, Paulinho Freire e Joanna Guerra. Neste momento, a expectativa é de que Paulinho faça discurso acerca de expectativas e desafios para a próxima gestão. Em seguida, os novos gestores irão ao Palácio Felipe Camarão onde o ex-prefeito, Álvaro Dias (Republicanos) fará a transmissão simbólica das chaves da cidade.
Desafios
Eleito para a prefeitura pela primeira vez, Paulinho Freire sucederá Álvaro Dias (Republicanos), que o apoiou na campanha eleitoral e estava há seis anos no poder em Natal. O novo prefeito terá uma série de desafios a serem enfrentados.
Entre eles está a conclusão de obras iniciadas na gestão passada, como o Hospital Municipal de Natal, a engorda da praia de Ponta Negra e obras nas praias na zona Leste da cidade. Além disso, questões como ampliação da vaga de creches na educação e a melhoria do transporte urbano da cidade, com o lançamento do edital de licitação do transporte público aguardado há anos pelos natalenses, são outros desafios da gestão.
Perfil
Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é empresário, natural de Natal (RN) e tem 60 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Natal, voltou para a Câmara de Vereadores em 2012.
Joanna de Oliveira Guerra, 34 anos, é graduada em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Estudos Urbanos e Regionais, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Joanna atuou na secretaria municipal de Planejamento de Natal e já atuou na secretaria Especial e diretora de Elaboração e Gestão de Projetos Integrados da pasta, entre 2015 e 2020.
Confira a lista dos vereadores eleitos
Represetantes do eleitor natalense e suas votações
Robson Carvalho
(União Brasil) – 9.785 votos
Eriko Jácome
(PP) – 8.819 votos
Daniel Valença
(PT) – 8.249 votos
Irapoã Nóbrega
(Republicanos) – 7.760 votos
Daniel Rendall
(Republicanos) – 7.417 votos
Thabatta Pimenta
(PSOL) – 7.085 votos
Brisa Bracchi
(PT) – 6.877 votos
Herberth Sena
(PV) – 6.709 votos
Camila Araújo
(União Brasil) – 6.563 votos
Nina Souza
(União Brasil) – 6.127 votos
Tércio Tinôco
(União Brasil) – 5.707 votos
Léo Souza
(Republicanos) – 5.435 votos
Kleber Fernandes
(Republicanos) – 5.334 votos
Matheus Faustino
(União Brasil) – 5.195 votos
Samanda Alves
(PT) – 5.189 votos
Aldo Clemente
(PSDB) – 5.113 votos
Preto Aquino
(Podemos) – 4.959 votos
Tárcio de Eudiane
(União Brasil) – 4.692 votos
Subtenente Eliabe
(PL) – 4.224 votos
Luciano Nascimento
(PSD) – 4.214 votos
Eribaldo Medeiros
(Rede) – 4.135 votos
Hermes Câmara
(Cidadania) – 4.022 votos
Cláudio Custódio
(PP) – 3.939 votos
Pedro Henrique
(PP) – 3.728 votos
Daniel Santiago
(PP) – 3.721 votos
João Batista Torres
(DC) – 3.565 votos
Anne Lagartixa
(Solidariedade) – 3.518 votos
Tony Henrique
(PL) – 3.206 votos
Fúlvio
(Solidariedade) – 3.086 votos
Com informações da Tribuna do Norte