O prefeito de Natal, Álvaro Dias, concedeu entrevista nesta quinta-feira (18) e explicou que não descarta a adoção de medidas ainda mais restritivas para conter o avanço da covid-19 em Natal. De acordo com ele, as ações vão depender da evolução da doença após o novo decreto entrar em vigor no próximo sábado (20).
“Se houver possibilidade começaremos a flexibilizar, mas poderemos também retroceder e avaliar novas medidas ainda mais restritivas. Nós vamos andar de acordo com o que houver necessidade. Poderemos afrouxar ou apertar mais ainda”, sinalizou.
De acordo com ele, a publicação do novo decreto, em acordo com o governo do Rio Grande do Norte, se faz necessário, pois a situação da covid-19 está no limite. “Precisamos evitar a superlotação e a sobrecarga que o sistema está sofrendo, evitar que os pacientes adoeçam e não tenha para onde e até evitar que eles possam morrer nas calçadas, nas ruas, dentro de ambulâncias sem receberem a assistência adequada”, pontuou.
Dias ainda completou que está discutindo com o governo estadual medidas de socorro para os setores afetados pelas implicações do decreto. “Estamos buscando que alternativas viáveis podemos encontrar, como podemos conceder esses incentivos fiscais, isenções e outros tipos de ajudas que nós vamos discutir e encontrar”, revelou.
Ainda segundo o prefeito, a gestão municipal segue avançando na abertura de vagas hospitalares. Ele endossou a abertura de mais três hospitais por parte da prefeitura. “Nós conseguimos esse prédio na BR-101, estamos abrindo uma maternidade que estava sem funcionar em Felipe Camarão, nós estamos instalando o Hospital dos Pescadores exclusivo para coronavírus, estamos instalando o Hospital Dia no Palácio dos Esportes. Temos várias novas alternativas que vamos colocar em funcionamento para criar novas vagas para a população”, finalizou.
O novo decreto, que determinou o fechamento de serviços não essenciais, começa a valer no sábado (20) e se estenderá até 3 de abril. O anúncio das novas medidas foi feito pela governadora Fátima Bezerra na noite dessa quarta-feira (17). As ações foram recomendadas pelo comitê científico do RN.
Portal da Tropical
1 Comentário
Prefeito q vinha até agora fazendo
Bom serviço em relação a crise sanitária, se acovardou, se apequenou para Fátima. Vai pagar um preço político imenso