O prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias, e Rafael Motta, deputado federal pelo Rio Grande do Norte (PSB), foram recebidos, recentemente, pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em Brasília. A agência da ONU apresentou suas iniciativas nas áreas de empoderamento da juventude e saúde sexual e reprodutiva.
Um dos projetos discutidos foi o selo Chega Mais, que reconhece as unidades de saúde que são referência no atendimento dos jovens. O programa já é implementado no DF e está em fase de expansão para outras unidades federativas. O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, disse que pode oferecer apoio técnico no desenvolvimento de iniciativas como essa em Natal.
O dirigente também abordou o papel da agência da ONU no fornecimento de produtos de saúde sexual e reprodutiva.
“Nosso trabalho, enquanto Fundo de População das Nações Unidas, é fortalecer as capacidades institucionais dos municípios e estados. Nosso objetivo é ajudar os governos nacionais, regionais e locais no desenho e implementação das suas políticas e programas, de forma que desenvolvam seu potencial, especialmente no que diz respeito à juventude e na melhora do acesso a serviços em saúde sexual e reprodutiva”, explicou Nadal.
Álvaro Dias e Rafael Motta expressaram interesse na construção de uma futura parceria com o organismo das Nações Unidas.