
Hoje (15) a Câmara Municipal de Natal iniciou os trabalhos legislativos e recebeu o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) que, na ocasião, apresentou uma análise da gestão pública municipal.
Na fala inicial, o prefeito de Natal, logo se dirige às mulheres vereadoras e declara se alegrar com o aumento da representação feminina na Câmara. Afirma está honrado em ir ao plenário para prestar contas da gestão, bem como, apresentar os planos e metas deste mandato.
Carlos Eduardo relembra que mesmo diante de um cenário de recessão, a prefeitura tem trabalhado para melhorar a qualidade de vida dos natalenses e destaca projetos realizados em diversas áreas e serviços. Entre eles: o complexo viário Dom Eugênio Salles, os quinze Centros de Educação Infantil, em vários bairros, e a Escola Nossa Senhora da Apresentação.
AÇÕES DA GESTÃO
Na área da Educação, cita a implantação da política de valorização dos professores, contemplada pela categoria em janeiro, com o novo reajuste exigido em lei; na Saúde frisa a implantação do Hospital Municipal, a recuperação de praças e unidades de saúde, academias ao ar livre, além de projetos culturais como o carnaval e o Natal em Natal.
Sobre a Economia ele faz um balanço sobre a ‘catástrofe’ sofrida nos últimos dois anos,pelos brasileiros, e diz ter pensado num ‘incremento nas receitas’ para o município. “Temos feito nosso dever de casa e buscamos reduzir gastos, cortar benefícios que não se justificam diante do atual momento em que vivemos e incrementar a receita sem penalizar os contribuintes. ” justifica.
No quesito corte de gastos, continua, dizendo que em breve, o município vai realizar um censo do funcionalismo para corrigir distorções e possíveis erros. Relembra que desde a gestão passada, a prefeitura desligou 276 cargos comissionados e funções gratificadas e extinguiu cinco secretarias ou órgãos da administração, mantendo uma política de controle de gastos. Lista que houve redução nos gastos com combustível, aluguel e diminuição da frota de veículos.
Diz ter procurado uma saída para a crise, estimulando o crescimento da receita através de descontos no IPTU. E, que 2016, foi um ano difícil, mas que “é preciso ter os pés no chão” para manter uma gestão realista com metas passíveis de ser atingidas.
Sobre Educação e Saúde ele afirma que continua sendo prioridades mesmo com a queda na arrecadação. Destacou que a Rede de Ensino de Natal está na terceira colocação entre as capitais do Nordeste, segundo metas estabelecidas pelo Ideb. E que esse resultado é fruto do investimento no magistério, na melhoria estrutural das escolas, valorização do magistério, e implantação de políticas públicas que valorizam alunos e professores.
METAS PARA OS PRÓXIMO ANOS
Carlos Eduardo diz vai continuar, nesta nova gestão, construindo outras Unidades de Saúde em diversos bairros da capital e reformando outras. Anunciou também a construção de um Hospital veterinário ainda este semestre.
Sobre o concurso da Saúde lamentou que a empresa contratada tenha apresentado “severas e comprometedoras falhas”, mas que espera ainda, neste semestre, poder realizar após contratação de uma nova empresa.
Em combate a extrema pobreza, destacou que a Prefeitura somou esforços na oferta de serviços e benefícios voltados às famílias nos territórios de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social.
O prefeito de Natal concluiu a fala na Câmara de Natal afirmando que “administrar é saber priorizar” e que tem aprendido isso ao longo dos anos como gestor público. “As demandas são sempre maiores do que a disponibilidade financeira. Isso nos tempos normais já é assim. Na crise que atravessamos é preciso ainda mais foco para investir com eficiência e eficácia o dinheiro público. ” conclui.
LEIA MENSAGEM NA ÍNTEGRA: https://natal.rn.gov.br/noticia/ntc-25513.html

