O prefeito Carlos Eduardo abriu a Semana do Meio Ambiente de Natal, nesta sexta-feira (3), no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Este ano, o tema escolhido foi: “Vida, verde e futuro”. A cerimônia de abertura contou com a presença de secretários de governo, autoridades e parceiros do Município, além de alunos e professores da rede municipal de ensino. O evento, que teve início após a abertura tem uma vasta programação para este sábado e domingo.
O prefeito encarou com disposição a sequência de eventos organizada no Parque e emocionou-se logo na chegada. Alunos da Escola de Música Severino Cordeiro, da Escola Ferreira Itajubá (Quintas) o esperavam para cantar o tradicional “Parabéns pra você” em homenagem ao aniversário do chefe do executivo, comemorado no próximo domingo (5). “Só tenho a agradecer a vocês, a Maria José a quem devo muito. Essa escola de música começou comigo ainda na outra gestão e hoje já encontro os alunos no mercado de trabalho. Isso é maravilhoso. A música é uma escola fantástica para a vida”, agradeceu Carlos Eduardo.
Após as homenagens, o prefeito inaugurou a “Trilha do Sistema Solar”. Por meio da instalação de placas informativas, nas principais trilhas, os frequentadores do Parque da Cidade passarão a conhecer todo o Sistema Solar em uma única caminhada. A cada placa visitada, o caminhante terá informações sobre o planeta, quantos milhões ou bilhões de quilômetros seriam percorridos caso ele estivesse em uma viagem pelo cosmos, além de outros detalhes curiosos. “O projeto tem por objetivo despertar o interesse de crianças, jovens e o público em geral, destacando, em caráter lúdico, o estímulo às caminhadas. A proposta é que o visitante percorra a trilha como se estivesse numa viagem pelo Sistema Solar e assim ele terá percorrido 5km sem sentir o desgaste”, explica o astrônomo e coordenador do projeto, José Roberto de Vasconcelos Costa.
O Parque da Cidade passa a ser o único do Brasil a possuir esse projeto de cunho educativo, ambiental e poderá ser utilizado como ponto de partida para novas reflexões sobre a importância de cuidar do nosso ambiente e do mundo em que vivemos, além de levar a ciência para bem próximo do público. “O Parque da Cidade oferece, além de um belo local de lazer e de prática de exercícios, um local onde é possível estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, como Português, Matemática, História, Geografia, Física, Biologia e agora, a astronomia.”, resume o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.
No auditório, após apresentação de cordel e do Coral Sons da Terra, Carlos Eduardo destacou a história da criação do Parque da Cidade, com o desafio de preservar seus 137 hectares, além de abrigar uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. “Foi um sonho realizado, ousado, mas que valeu muito à pena para a nossa cidade”, relembrou. O prefeito afirma que o local garante às gerações futuras, além da preservação, um espaço para a educação ambiental. “Só com a educação vamos poder garantir a preservação”, ressaltou. “Este planeta, ou cuidamos dele, ou vamos afundar com ele. O efeito estufa está aí e temos que estar alerta para isso”, alertou.
Estiveram presentes na abertura da Semana do Meio Ambiente – o presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras – Diógenes da Cunha Lima, que acompanhou o prefeito na visita à exposição de fotografias sobre o Baobá e a ZPA 10 de Natal; o Diretor da FIERN, Airton Torres – a diretora do CAU/RN Patrícia Luz, o diretor da COSERN – Márcio Falcão, Patrício Chagas, representante da CAERN e o Tenente Bruno Pacheco, representante da Base Aérea de Natal.