O Prefeito de Natal Álvaro Dias assegurou nessa terça-feira a representantes de várias entidades sindicais do município que, mesmo diante da crise do município, sua equipe técnica-financeira se reunirá para analisar todos os pontos de pautas dos servidores e quais soluções poderão ser tomadas. A próxima reunião foi agendada para o próximo dia 17, às 10h.
A pauta dos servidores é extensa. A começar pela atualização da matriz salarial dos servidores do Plano Geral. A prefeitura insiste em descumprir uma decisão judicial transitada em julgado duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Os servidores da saúde do município reivindicam a implantação das gratificações (insalubridade, transporte, quinquênio). Os servidores convocados no último concurso recebem apenas o salário base e há casos de servidores mais antigos que não recebem as gratificações há anos. Outra pauta é a convocação dos aprovados no cadastro de reserva, visto a grande necessidade de servidores.
A comissão dos servidores da Secretaria Municipal de Tributação (SEMUT) também participou da audiência. Os servidores estão em greve desde o dia 26 de setembro. A principal reivindicação é o reajuste da Gratificação de Atividade Fazendária, congelada há sete anos.