SELO BLOG FM (4)

Prefeito Álvaro Dias participa do encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação

O PREFEITO DE NATAL, ÁLVARO DIAS NA FESTA DE ENCERRAMENTO DA PADROEIRA DA CIDADE

O encerramento da festa de Nossa Senhora da Apresentação, contou na tarde desta quarta-feira (21) com grande participação dos fiéis na tradicional procissão pelas ruas da Cidade Alta. O cortejo com a imagem da padroeira saiu da Matriz, na Praça André de Albuquerque, e seguiu até a Catedral Metropolitana, onde houve a missa de encerramento celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira. O prefeito Álvaro Dias e secretários municipais participaram deste momento.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, cerca de três mil pessoas acompanharam a procissão que seguiu pelas ruas Ulisses Caldas, Mossoró, avenida Hermes da Fonseca, rua Apodi, avenida Deodoro da Fonseca, chegando à Catedral Metropolitana. A missa foi campal para que todos pudessem participar e dentro da igreja havia telões. O prefeito Álvaro Dias fez a Primeira Leitura da missa e ao final da celebração, foi homenageado pelo arcebispo dom Jaime Vieira, recebendo uma imagem de Nossa Senhora da Apresentação.

No encerramento da celebração o prefeito Álvaro Dias falou à população que assistiu à missa, citando o livro Eclesiastes: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou”. A citação, segundo Álvaro Dias, veio depois de uma reflexão feita na missa pela manhã na Pedra do Rosário, quando se perguntou qual a missão que Deus lhe reservou quando o fez prefeito da cidade de Natal.

“Percebi recentemente, no dia mundial dos pobres, através do exemplo do Papa Francisco, que convidou e almoçou ao lado dos pobres, que a igreja tem a preferência pelos pobres”, disse. Com esse propósito, de atender às pessoas mais necessitadas, ele afirmou que a Prefeitura será um instrumento para se aproximar das comunidades carentes, levando ações sociais. “Dirijo neste momento meu olhar para o céu e para o Papa Francisco, e pedindo à Nossa Senhora da Apresentação, mais inteligência, mais responsabilidade e força de lutar para fazer inclusão social dos mais necessitados”, afirmou.

Ao final da celebração, ao som do hino da padroeira, com orquestra e coro, as pessoas assistiram a um pirotécnico, marcando o encerramento pelos festejos iniciados no último dia 11.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do rio Potengi, nas imediações da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando o abriram, encontraram uma imagem da Nossa Senhora com o menino Jesus no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar algum objeto. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, padre. Manoel Correia Gomes Pressurroso, se dirigiu ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui