A Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANRL), celebra no ano de 2024, 88 anos de sua fundação. Composta por acadêmicos de suma relevância, foi realizada uma sessão solene em sua sede na rua Mipibu, Petrópolis. O prefeito Álvaro Dias, membro do grupo de intelectuais, participou da solenidade em celebração ao aniversário da fundação.
Fundada em 1936 por um grupo de intelectuais, a Academia Norte-rio-grandense de Letras, tem por fundamento preservar a cultura e a língua, garantindo ao povo do Rio Grande do Norte que a literatura seja preservada, debatida e difundida a partir dos ideais acadêmicos. Tendo como fundador, Luís da Câmara Cascudo, a instituição cultural conta com a presença de nobres autores, escritores, artistas e intelectuais de grande relevância e importância para o estado do Rio Grande do Norte.
A importância da literatura e diversas manifestações culturais são relevantes para o engrandecimento de todo um povo, tornando conhecidos hábitos e formas de se relacionar entre cada um. “É um prazer muito grande participar desta academia e me sinto na obrigação de parabenizar Dr. Diógenes pela presidência dessa instituição. Esses 88 anos da Academia representam uma grande alegria para o povo do Rio Grande do Norte. Para mim é uma grande honra fazer parte desta renomada instituição”, destacou Álvaro Dias.
Após 88 anos, a instituição celebra no dia 14 de novembro, sua primeira reunião que foi realizada no Instituto de Música do RN. Na ocasião, em 1936, foi eleita sua primeira mesa diretora.
“Pra mim é uma satisfação muito grande estar nesta celebração, uma grande comemoração. Uma academia que desde o principio contou com a presença feminina é importante e vem sendo presença fecunda a 88 anos”, afirmou Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANRL.
Na ocasião, aconteceu a diplomação de 07 membros da academia que, devido à pandemia, não haviam sido diplomados ainda. A celebração histórica marca um momento de grande alegria para todos os presentes. A solenidade, que aconteceu na sede da academia, renova os votos com os acadêmicos em zelar pela valorização de todas as áreas da cultura, comunicação e letras do estado potiguar.