Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Álvaro Dias inaugurou o novo Centro de Referência da Mulher Elisabeth Nasser – CREN, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar. O centro de referência atua no acolhimento à mulher em situação de violência doméstica com atendimento médico e jurídico.
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher (Semul), avança no apoio ao combate dos diversos tipos de violência contra a mulher, destinando um novo centro de referência com estrutura especial e equipe qualificada para o atendimento e apoio específico.
Reafirmando o compromisso da Prefeitura com o apoio ao combate a qualquer tipo de violência, o prefeito de Natal destacou o avanço nas diversas frentes de apoio à mulher na gestão municipal. “Representa um marco da nossa gestão pelas politicas públicas implementadas para proteger as mulheres vitimas de violência. O centro acolhe com toda assistência médica, social e jurídica, as mulheres e seus familiares. A gestão trabalha para que haja incentivo ao desenvolvimento psicológico e profissional das mulheres que desejam voltar as suas atividades normais”, destacou Álvaro Dias.
O Centro de Referência possui seis salas de atendimento aberto para as mulheres e suas famílias com a presença de psicólogos e assistentes sociais. O CREN apoia incondicionalmente a mulher em todas as suas demandas, construindo uma rede de apoio necessária para a resolução.
A casa abrigo é uma das grandes realizações do CREN, contando com uma estrutura de apoio para as mulheres que se encontram em perigo iminente de morte, em que a mulher poderá se refugiar juntamente aos seus dependentes em um local seguro, pelo período que achar necessário.
A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher contribui para o desenvolvimento de uma sociedade que presta apoio às mulheres em seus momentos difíceis. “A Semul tem um sistema de atendimento que enaltece a mulher, ela é tratada desde o primeiro dia aqui no CREN, ela tem a sua extensão na casa, se for necessário, e também possuímos grupos reflexivos, ela vai poder ter trocas com outras mulheres que passaram pela mesma situação”, afirmou Mydi Avelino, secretária municipal de políticas públicas para a mulher.
Além de atendimento psicológico, o CREN também conta com apoio jurídico, corroborando para as mulheres e suas famílias garantirem os seus direitos dados pela lei.
O centro de referência está localizado na Av. Alexandrino de Alencar, 681, das 08h às 17h.