Os nove pré-candidatos a deputado federal pelo União Brasil decidiram nesta quarta-feira (20), por unanimidade, delegar ao presidente do partido, o ex-senador José Agripino Maia, a decisão sobre quem o partido apoiará oficialmente na eleição majoritária.
A legenda não tem candidatura própria a governador e a senador. Agripino tem dito, desde o período das filiações, que a prioridade do partido é eleger deputados estaduais e federais. A legenda espera eleger dois federais e três estaduais.
A decisão de delegar a definição a Agripino ocorreu nesta quarta-feira em Natal durante reunião entre o ex-senador e os pré-candidatos para discutir o cenário eleitoral. Antes desse encontro, o partido dizia oficialmente que seguiria o caminho escolhido pela maioria dos pré-candidatos. Mas, na reunião, não houve consenso.
Como mostrou o PORTAL DA 98 FM, o União Brasil não tem resistência em apoiar a candidatura a governador de Fábio Dantas (Solidariedade). Se for confirmado o apoio, o partido deverá indicar, inclusive, o candidato a vice, que seria o ex-prefeito de Assu Ivan Júnior.
A aliança, contudo, esbarra na dificuldade de apoio a Rogério Marinho (PL), pré-candidato a senador que estará coligado com Fábio Dantas. Internamente, o partido tem se aproximado de Rafael Motta (PSB).
Portal 98 FM