
PARA COMPRAR O PRESENTE, O LOCAL MAIS PROCURADO SERÃO OS SHOPPINGS CENTERS, COM 48,2% DAS INTENÇÕES.
Como forma de levantar dados que possam subsidiar os comerciantes de Natal e de Mossoró, parao feriado do Dia dos Pais, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio RN (IPDC/Fecomércio RN) foi às ruas no período de 10 a 14 de julho (Natal) 16 a 18 de julho (Mossoró) para saber o que os consumidores procuram, quanto pretendem gastar e fatores que podem garantir a venda nesta data comemorativa.
Na capital, foram entrevistadas 652 pessoas das quatro zonas administrativas do município, e delas 57,5% têm a intenção de presentear, o que representa um aumento de 2,2 pontos percentuais (p.p) em relação à pesquisa realizada no ano passado (55,3%). Neste caso, os natalenses irão desembolsar uma média de R$ 105,17 para comprar o presente para o Dia dos Pais, acréscimo de 3,1% em comparação a 2017 (R$ 101,96). A maioria (79,3%) irá comprar apenas um presente.
Entre os 42,3% de consumidores que não irão presentear na data, 52,8% afirmaram que não têm a quem presentear; 22,4% declararam que estão sem dinheiro; 5,5% não têm o costume de dar presentes na data; 5,1% disseram que o pai mora distante; e outros 5,1% estão desempregados.
Os produtos mais procurados pelos consumidores serão: Artigos de Vestuário (54,2%); Perfumaria e Cosméticos (16,9%); Calçados e Acessórios (13%); Eletrônicos e Celulares (5,6%); e Relógios e Joias (1,3%). Os que serão mais presenteados, segundo o levantamento do IPDC da Fecomércio RN, serão os pais, com 80,3% das respostas, seguido dos esposos (19,7%); sogros (4,6%); mães (3,3%); avôs (2,3%).
Para comprar o presente, o local mais procurado serão os shoppings centers, com 48,2% das intenções. As lojas do comércio de rua aparecem com 39% da preferência. Os empresários devem investir em promoções e descontos para garantir a compra, já que estes foram os itens lembrados por 39,1% e 32,1% dos entrevistados, respectivamente. O atendimento oferecido (24,2%); a facilidade na forma de pagamento (6,4%); o sorteio de prêmios (4,8%); e a distribuição de brindes (4,4%) também foram itens citados pelos entrevistados.
A pesquisa do IPDC demostra que, presenteando ou não, 35,2% dos consumidores irão celebrar o Dia dos Pais deste ano. Outros 62,7% disseram que não pretendem fazer nenhuma comemoração especial durante a data. Dentre os consumidores que pretendem celebrar a data este ano, 22,2% informaram que irão comemorar na casa de familiares; outros 11,3% vão a restaurantes; e apenas 1,2% viajarão para algum lugar especial (1,2%).
Mossoró
De acordo com a pesquisa de intenções de compras para o Dia dos Pais 2018 de Mossoró, onde foram entrevistadas 500 pessoas, a parcela dos que pretendem comprar presentes este ano é de 54,3%, índice 1,4 ponto percentual superior ao de 2017, quando a intenção de compras era de 52,9%. Entre os 45,7% que responderam que não irão presentear, os principais motivos alegados foram: não ter quem presentear (53,1%); e falta de dinheiro (22,8%).
Conforme os dados da pesquisa, o valor médio do presente que os mossoroenses irão comprar para este ano será de R$ 102,49, um aumento de 2,2% se comparado ao valor do ano passado, que foi de R$ 100,28. Serão contemplados não só os pais (82,7%), como também os esposos (14,8%); os avôs (5,2%); os sogros (5,2%); as mães (4,4%); os tios/padrinhos (1,5%); os irmãos (1,1%); entre outros.
Entre as opções de presente, os produtos de vestuário (57,9%) terão preferência. Em seguida aparecem os Perfumes e Cosméticos (14,8%); Calçados, Carteiras e Cintos (11,1%); Eletrônicos e Celulares (3,7%); Relógios e Joias (2,6%).
Na hora de comprar os presentes do Dia dos Pais, a maioria dos consumidores de Mossoró devem escolher o comércio de rua (63,1%); seguidos dos shoppings centers (26,9%); e internet (4,8%). A escolha do local vai depender de alguns fatores como: preço (33,2%); diversidade dos produtos oferecidos (32,5%); e proximidade/localização do estabelecimento (22,5%). Em Mossoró, 77,5% dos entrevistados pretendem fazer pesquisa de preço antes de efetivar a compra. Na opinião dos consumidores, as promoções (43,6%); o atendimento (30,4%); e os descontos (23,4%) seguem sendo os principais atrativos.
Ainda segundo o levantamento, 66,4% das pessoas disseram que não farão nenhuma comemoração especial com o pai. Dos 32,1% dos consumidores que pretendem comemorar de alguma forma, 19,3% devem almoçar ou jantar na casa de familiares; e 10% devem comemorar em restaurantes.
O IPDC também realizou pesquisas sobre a percepção econômica dos natalenses e mossoroenses. Os relatórios completos podem ser acessados no link: http://fecomerciorn.com.br/pesquisas/.

