O Projeto Vale Luz da Neoenergia Cosern bateu mais um recorde. Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, a iniciativa voltada para a eficiência energética concedeu mais de R$ 58 mil em descontos nas contas de energia dos potiguares. A expectativa é de que, até o fim do ano, o valor concedido aos clientes aumente ainda mais. O benefício foi obtido pelos consumidores após realizarem a entrega de aproximadamente 200 toneladas de materiais recicláveis, como por exemplo, papel, lata de alumínio, eletrônico, PET, óleo de cozinha e ferro. Os pontos de coleta do projeto Vale Luz se concentram em 15 comunidades nos municípios de Natal e Parnamirim.
O Projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bateu seu recorde em arrecadação e descontos desde a sua criação, em 2013. Comparando o mesmo período, 2019 tinha sido o ano com maior arrecadação, com 174 toneladas e mais de R$ 57 mil em descontos. Parte deste valor também foi abatido na conta de 17 condomínios residenciais participantes do projeto. Esses clientes entraram no projeto após acessarem o site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br), preencherem e encaminharam a ficha de cadastro solicitando a participação. Nesta modalidade do Vale Luz, o benefício é aplicado na fatura do próprio condomínio.
“O Vale Luz é um dos projetos mais completos voltados para a eficiência energética. Ao utilizar os materiais reciclados, as empresas gastam menos na fabricação, como por exemplo na latinha de alumínio, onde se economiza mais de 90% de energia elétrica. Além disso, a Neoenergia Cosern promove a preservação do meio ambiente e ainda contribui diretamente para a economia das famílias que recebem descontos sempre que realizam a entrega dos materiais em nossos pontos de coleta”, afirma o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, Daniel Sarmento.
Os resíduos mais entregues pelos consumidores foram papel (160 toneladas), plástico (17 toneladas), metais (16 toneladas), eletrônico (4 toneladas) e óleo (1 tonelada). É importante lembrar que para o material ser entregue em um dos pontos do projeto, ele deve estar limpo, seco e separado por tipo. O cliente entrega o resíduo à equipe da Neoenergia Cosern, que pesa e aplica o desconto que será creditado na conta de energia em até 60 dias.