O Rio Grande do Norte vai enviar a sua delegação de xadrez para o Campeonato Regional Nordeste, que começa nesta quinta-feira (21) e vai até dia 24, em Teresina-PI. A competição vai reunir atletas dos nove estados da região e distribuir vagas aos melhores para a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino, além de premiação de R$ 4 mil.
Os atletas potiguares confirmados no absoluto são: Davi Alves (campeão estadual), Márcio Jordão (campeão dos JURNs) e Vitor Firmo (vice-campeão estadual). No feminino estão confirmadas: Carolina Alves (campeã estadual), Renee Tissot (vice-campeã estadual) e Cibele Florêncio.
O Campeonato Regional Nordeste Escolar será disputado nesta quinta-feira, dia 21, somente no ritmo Rápido e para atletas até 17 anos. O Clássico vai ser realizado de 22 a 24 e as categorias serão abertas. A expectativa é de que pelo menos 100 atletas participem da competição.
A escolha de Teresina como sede do Campeonato Regional do Nordeste depois de 21 anos deve-se ao projeto de expansão do xadrez brasileiro da nova gestão da CBX.”A escolha do Piauí segue o trabalho de campanha apresentado pela CBX para levar o xadrez para todas as regiões do país e é uma satisfação que o Regional Nordeste volte a ser realizado em Teresina após 21 anos, coroando o trabalho da nova geração do xadrez piauiense”, disse o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo.
A região Nordeste está sendo contemplada com diversas competições em 2022. No mês de junho, Natal-RN sediou o Campeonato Brasileiro de base, juntamente com o Festival Nacional da Criança e Adolescente. Em agosto, João Pessoa-PB vai receber o Festival Nacional Sênior e a final do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino está agendada para os meses de novembro e dezembro no Recife-PE.