SELO BLOG FM (4)

Potiguar Italo Ferreira é o Brasil contra Itália no WSL Countdown de Portugal

FOTO: GETTY IMAGES

O potiguar Jadson André não conseguiu aproveitar a segunda chance de classificação para as quartas de final e terminou em nono lugar no MEO Portugal Cup of Surfing, mas fez um grande duelo com o português Vasco Ribeiro na tarde da quarta-feira em Ericeira. A derrota foi por menos de um ponto e na sequência foi definido o adversário do campeão mundial Italo Ferreira, que vai disputar a segunda vaga para as semifinais com o italiano Leonardo Fioravanti. As quartas de final femininas também foram formadas nas ondas de 3-4 pés em Ribeira D´Ilhas. Esta segunda e última etapa do WSL Countdown na Europa, tem prazo até sexta-feira e a primeira chamada da quinta-feira será as 7h30 em Portugal, 3h30 da madrugada no fuso de Brasília.

As meninas competiram pela manhã, com as baterias começando as 10h00 em Ericeira. Depois, a comissão técnica do MEO Portugal Cup of Surfing decidiu marcar a segunda fase masculina para as 16h00, porque a maré já estava muito cheia e com poucas ondas boas. O confronto luso-brasileiro foi o primeiro a entrar no mar à tarde e começou um pouco lento, mas pegou fogo depois. Jadson abriu a bateria com nota 3,67 e Vasco com 4,17.

O brasileiro logo pegou sua segunda onda no pointbreak de direitas de Ribeira D´Ilhas e ela abriu uma parede mais longa para fazer cinco manobras, com cada uma valendo um ponto. Jadson assumiu a dianteira com nota 5,00 e depois veio uma grande calmaria, com a próxima série de ondas só entrando aos 17 minutos. Vasco mostrou a potência do seu frontside para receber 6,50, só que o potiguar deu o troco com cinco manobras potentes de backside que arrancaram nota 7,00 para se manter na frente.

O duelo prosseguiu eletrizante e o português acha uma onda muito boa cinco minutos depois, aproveitando a chance para variar grandes arcos com fortes batidas e rasgadas jogando água pra cima. Jadson pega a onda de trás e surfa bem também, com uma série de duas manobras verticais e fica o suspense pelas notas. Os juízes deram 8,07 para a do Vasco Ribeiro e 6,87 para a do brasileiro. Depois, não entrou mais nada de ondas boas e o português festejou a classificação por 0,70 de diferença, no placar encerrado em 14,57 a 13,87 pontos.

INVENCIBILIDADE – Após essa bateria emocionante, foi definido o adversário do campeão mundial Italo Ferreira na segunda quarta de final. O italiano Leonardo Fioravanti começou bem e dominou todo o confronto com o português Henrique Pyrrait. Ele foi aumentando a vantagem a cada onda e somou as notas das duas últimas, 5,87 e 6,63, para vencer por 12,50 a 10,93 pontos. Italo defende uma invencibilidade iniciada lá mesmo em Portugal no ano passado, no bicampeonato consecutivo conquistado na penúltima etapa do World Surf League Championship Tour, o MEO Rip Curl Pro nas ondas de Supertubos, em Peniche.

Italo também venceu a final brasileira com Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters, que decidiu o título mundial de 2019 no Havaí, além das duas competições que disputou esse ano. A primeira foi o evento noturno Onda do Bem, promovido pela WSL Latin America como parte do WSL Countdown na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). A outra foi na quarta-feira passada, o French Rendez-Vous Cup of Surfing que abriu a Euro Cup of Surfing na França.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui