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Pós-NRF: especialistas apresentam tendências do varejo mundial no Natal Shopping

EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR, VENDAS HÍBRIDAS E A DEFINIÇÃO DE UM PROPÓSITO SÃO ALGUMAS DAS SAÍDAS PARA O FORTALECIMENTO DO SETOR NESSE CENÁRIO DE RETOMADA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Ser uma marca com propósito é condição fundamental para ter longevidade no mercado. É o que demonstram as falas dos palestrantes do Pós-NRF, evento que aconteceu nesta quarta-feira (16) no Cinépolis do Natal Shopping, promovido pela Ancar Ivanhoe, administradora do Shopping e uma das maiores empresas do segmento no país. Gustavo Schifino, head e sócio da 4All, Tiago Mello, CEO da DWZ, e Mariana Carvalho, sócia da Ancar, abordaram em suas falas temas relacionados ao varejo e as novas tendências tecnológicas do mercado de vendas.

De acordo com Mariana Carvalho, as empresas mais bem-sucedidas da atualidade focam no social, não apenas no lucro. “As marcas têm que gerar impacto porque os clientes querem ver o seu papel transformador na sociedade, principalmente as novas gerações”, explica a executiva. Ela afirma ainda que mesmo as marcas menores devem descobrir e alinhar seus propósitos em busca de uma posição de destaque no mercado.

“Pode parecer em alguns momentos que esses conceitos só atendem às grandes companhias que têm muito dinheiro, mas não é nada disso. Requer atitude e intenção de você acreditar que a sua empresa pode ser algo mais do que meramente um negócio que vende um produto ou um serviço”, explica Mariana.

Na mesma linha de pensamento, Thiago Melo defende que a figura do vendedor não seja apenas a de um atendente, mas de um consultor com vasto conhecimento sobre os produtos e serviços. “Dessa forma, a venda será consequência de um atendimento com entretenimento, e a loja física será um espaço para a comunidade que fortalece o branding da marca e a experiência do consumidor”, pontua o CEO da DWZ.

O palestrante afirma ainda que o futuro do varejo é de uma experiência híbrida em que a loja física e a online atuam juntas. “Antes, o consumidor ia em cinco ou seis lojas para pesquisar. Hoje, a compra ainda é majoritariamente física, mas a pesquisa é digital. E, ao entrar em um espaço físico, o cliente pode interagir com experiências digitais em aplicativo ou realidade aumentada”, conclui Thiago.

O último palestrante falou sobre Web 3.0 e como o metaverso sairá do mundo dos games para o varejo. Gustavo Schifino, head e sócio da 4All, explica que essa ainda é uma tendência muito nova. “Alguns aqui estão escutando isso pela primeira ou segunda vez, mas precisamos nos dedicar para aprender como essas tecnologias funcionam e como podemos gerar impacto a partir do uso delas. Afinal, uma marca pode impressionar muito mais a partir do conteúdo produzido por ela do que, propriamente, pelos seus produtos”, exemplifica Gustavo Schifino.

Os conceitos apresentados ao longo das três palestras foram apurados pelos executivos durante a NRF (National Retail Federation), que aconteceu em Nova York em janeiro deste ano, e reuniu autoridades do mercado varejista mundial. No evento desta quarta-feira (16), no Natal Shopping, participaram lojistas e convidados da área de varejo do mercado potiguar.

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