O Porto de Natal foi premiado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) como primeiro lugar na modalidade “Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental de Portos Públicos” da categoria Desempenho Ambiental – IDA. A cerimônia de entrega do “Prêmio ANTAQ 2021” aos vencedores foi realizada na noite desta quinta-feira (14), em Brasília, onde a CODERN estava representada pela Coordenadora de Meio Ambiente, Maria da Conceição Fernandes de Medeiros.
A premiação tem por finalidade reconhecer as iniciativas que se destaquem por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica e disseminar as boas práticas de operação e gestão do setor.
Entre os indicadores que são avaliados pelo IDA, estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde.
Os resultados do IDA têm auxiliado na orientação de políticas setoriais, bem como permitido identificar medidas de gestão bem-sucedidas a serem compartilhadas entre as instalações portuárias, além de terem baseado estudos acadêmicos e técnicos.
A conquista se deve as medidas de gestão tomadas a partir de 2019 e a dedicação dos funcionários envolvidos no trabalho que culminou com a premiação, em especial, a Coordenação de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional (COORMA).
1 Comentário
Só não vê quem não quer: o porto de Natal é a cara da riqueza do Rio Grande do Norte.