As arenas de futebol society no Rio Grande do Norte têm um novo protocolo para funcionamento. Em portaria conjunta publicada pelo Governo do Estado na edição do Diário Oficial desta terça-feira (1º), ficaram determinadas normas para os treinamentos e uso das áreas dessas arenas. As “peladas” propriamente ditas, no entanto, ainda não estão liberadas.
Na portaria, ficou determinado que as arenas de futebol society autorizadas a retomar o funcionamento regular deverão exibir em local visível na entrada de locais de treinamento e competição, bem como em áreas comuns, as informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção. Além disso, também ficam obrigadas a divulgar, sobretudo em redes sociais e demais meios de comunicação já utilizados pelas arenas, campanha educativa específica para a modalidade, com os principais pontos do protocolo.
Entre as normas definidas, fica obrigatória a higienização dos banheiros, pelo menos, a cada 3 horas de funcionamento da arena, assim como fechar o local entre duas e três vezes ao dia por, pelo menos, 30 minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes. O funcionamento aos domingos e feriados segue vedado.
Outro ponto que causa polêmica é a obrigatoriedade de que, durante os treinamentos, se mantenha a distância mínima de 1,5m entre os atletas, o que inviabiliza o o jogo em si, ficando permitido somente os treinamentos físicos e de fundamentos. Além disso, os clientes não devem permanecer na arena por mais de 10 minutos antes ou depois do seu horário de treinamento, salvo aqueles que estiverem utilizando o serviço de bar e lanchonete, sentados e acomodados apropriadamente.
Com informações da Tribuna do Norte