A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) liberou a utilização de academias de ginástica e musculação em prédios residenciais do Rio Grande do Norte. Em portaria publicada nesta quinta-feira (25), o Executivo determina normas para a utilização.
Na publicação, a Sesap repassa orientações a serem cumpridas pelos condomínios, como a orientação sobre as normas de higienização aos condôminos, realização de assembleias virtuais e disponibilização de álcool em gel a 70%. Também ficou determinado que se regule o acesso dos condôminos às áreas comuns de lazer, como espaço kids, brinquedotecas, playgrounds, salão de jogos, salão de festas, áreas esportivas, piscina e área de churrasqueira, sempre restringindo a um único núcleo familiar por vez. Isso inclui as academias.
Pela portaria, as academias que funcionam nos condomínios estão autorizadas a funcionar, desde que com o agendamento prévio e horário determinado, limitando ao uso pela mesma família durante o período determinado. Após a utilização, fica determinada também a higienização completa dos equipamentos.
A portaria vai vigorar enquanto durar a vigência do decreto conjunto do Governo do Estado e Prefeitura do Natal que trata sobre as restrições de circulação e funcionamento de atividades comerciais importas para combater a pandemia da covid-19.
Com informações da Tribuna do Norte