SELO BLOG FM (4)

Por que a data da Páscoa varia tanto? Entenda como ela é determinada

 A história de sínodos, concílios e diferenças entre vertentes cristãs está no centro das discussões sobre a data.(Foto: Orlando Sierra/ AFP)


A história de sínodos, concílios e diferenças entre vertentes cristãs está no centro das discussões sobre a data.(Foto: Orlando Sierra/ AFP)

A Páscoa chegou mais cedo em 2016 para os fiéis das igrejas cristãs ocidentais, no dia 27 de março, e mais tarde para as igrejas orientais, no dia 1º de maio. Mas por que não há uma data fixa para a Páscoa?

Segundo afirmava Venerable Bede, religioso inglês que viveu no século 7, a Páscoa se dá no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério norte (20 de março, em 2016).

“A astronomia está no coração do estabelecimento da data para a Páscoa. (A data) depende de dois fatos astronômicos –o equinócio da primavera e a lua cheia”, disse Marek Kukula, astronômo no Observatório Real de Greenwich, em Londres.

Apesar da famosa briga da Igreja Católica com Galileu, em 1633, por divergências em relação aos estudos de astronomia do físico, os religiosos sempre souberam que era preciso calcular as datas para a Páscoa e os dias santos –e que para isso era necessário recorrer ao estudo dos astros. Com esse objetivo, a Igreja Católica construiu seu primeiro observatório em 1774.

O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias. E, levando em conta toda a história por trás da data, o debate sobre a questão ainda poderá se estender por muito tempo.

Fonte: BBC News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui