Usuários dos ônibus coletivos em Natal reclamam da lotação em horário de pico, não havendo nenhuma distância estabelecida entre os passageiros para evitar a contaminação por coronavírus.
O Secretário adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Clodoaldo Cabral, disse que a situação acontece com linhas pontuais, mas que há um monitoramento diário para saber quais as linhas com maiores demandas. Segundo o secretário, 90% das linhas não estão passando pela situação e acrescentou que os ônibus que fazem a rota da zona Norte para o centro da cidade seguem vazios.
Devido à suspensão das aulas das escolas públicas e privadas e nas universidades, o sistema de transporte público de Natal passou a funcionar igual ao regime usado no período de férias, com 70% da frota nos horários entre picos e com a frota reforçada nos horários de maior fluxo. Segundo o secretário Clodoaldo, mesmo assim, a demanda de passageiros caiu pelo 50%, ele acredita que deve-se ao fato de outros instituições privadas e públicas terem aderido ao isolamento social e suspendido às atividades.
Outra medida a ser adotada a partir do sábado (21) será a suspensão do funcionamento das estações de transferência norte e sul por tempo indeterminado. Durante o período serão realizadas as obras de manutenção no local. A medida é para evitar aglomerações. O órgão recomenda ainda o uso do cartão eletrônico para o pagamento da tarifa e acesso a integração temporal.
Portal da Tropical