O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema esclarece que, em relação ao deslizamento observado no Morro do Careca, as intensas chuvas dos últimos dias devem ter tido um papel central nesse processo erosivo. Dada a inclinação do morro, o sedimento mais pesado se desestabiliza facilmente. A areia é bastante solta, de forma que esse movimento de massa que estamos presenciando é um processo relativamente natural. Já os sedimentos de cor avermelhada que podem ser vistos com o deslizamento de areia, são próprios do grupo Barreiras, que é uma outra estrutura geológica presente na base do Morro do Careca.
De acordo com o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, o morro do careca vem, ao longo dos anos, sofrendo com o processo erosivo. “Sabemos que é um processo de caráter natural devido ao próprio transporte eólico. Mas também houve uma degradação com o uso inadequado no passado, com a subida de pessoas e até de motos. Desde que foi cercado o morro e foi proibido o acesso da população, o processo erosivo, na sua grande maioria, se tornou natural, sendo influenciado pela ação do vento, das chuvas intensas que ocorrem e até pela própria gravidade. É importante entender que, naturalmente, essa areia vai retornar. É um ciclo de tirar e recompor a areia de acordo com a ação do vento e outros fatores”, explicou o diretor.
2 Comentários
DIZER QUE O AVANÇO DA EROSÃO DO MORRO DO CARECA EM PARTE FOI DEVIDA AO USO DO PASSADO, QUANDO PESSOAS SUBIAM POR LÁ É O MAIOR DOS ABSURDOS. HÁ QUANTO TEMPO ESTÁ PROIBIDO SUBIR O MORRO? ARRANJEM OUTRA EXPLICAÇÃO, ESSA É FAJUTA.
O QUE DEVERIA TER SIDO FEITO HÁ MUITO TEMPO PARA CONTER O AVANÇO DA AREIA NINGUEM FEZ, QUE ERA A INSTALAÇÃO DE ANTEPAROS BEM A MONTANTE DO MORRO, PARA EVITAR O CARREAMENTO DE AREIA. AGORA É TARDE.