A Polícia Federal comemora neste 28 de março, os 80 anos da sua criação, data que marca um processo de transformação institucional, cujo foco é ampliar a confiança da população, expandindo os mecanismos de transparência e participação social, e transformando-se em uma instituição com a cara do Brasil: diversa, plural, inclusiva, tolerante e acolhedora.
Mais do que a comemoração do aniversário, a data representa o marco de um processo de transformação institucional que a corporação atravessa nos últimos meses, com a criação de novas diretorias e o fortalecimento da atuação em diversas frentes, a exemplo dos crimes contra o meio ambiente, crimes cibernéticos, fortalecimento da cooperação internacional e aprimoramento das ações de formação e capacitação.
Esse processo contempla a inclusão de temas cruciais para a sociedade atual nos cursos de formação, como a sensibilidade à identidade de gênero e a promoção da diversidade, destacando a busca constante por inovação e aprimoramento da atuação policial, com ênfase em práticas mais eficientes e humanizadas e valorização dos servidores.
A PF se consolida, assim, como uma instituição em constante evolução, referência no Brasil e no mundo, em razão do seu compromisso com os princípios da integridade, inovação, imparcialidade, ética e eficiência, empregados em todas as suas ações.
No Rio Grande do Norte, as comemorações serão marcadas por extensa programação que incluem: campanha de doação de sangue, solenidade interna, exposição fotográfica itinerante em locais públicos, a começar pela exposição nos dias 4, 5 e 6 de abril, na Ferreira Costa Home Center (Av. Eng. Roberto Freire, 142 – Capim Macio), a partir das 10h, mostrando o que é hoje a Policia Federal e suas múltiplas atribuições, além da Meia Maratona, corrida que acontece, no próximo dia 7 de abril, em circuito inédito, pelas ruas da capital potiguar.