A Diretoria do SINPOL-RN foi até a Delegacia Geral da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira, 7, para conversar sobre a portaria que estabeleceu como será o funcionamento da “Delegacia Covid 19”.
Essa unidade fará atendimento especificamente para procedimentos relacionados com a desobediência ao Decreto Federal de contenção contra o novo coronavírus.
O presidente do SINPOL-RN, Nilton Arruda, conversou com a delegada-geral Ana Cláudia Saraiva e com o chefe da Dpgran, Marcos Geriz.
“Nos foi dito que será feito um rodízio entre as equipes de todas as distritais e especializadas no atendimento nessa “Delegacia Covid 19”, de forma que ficará, em média, um plantão por mês para cada delegacia.
O objetivo, de acordo com a delegada-geral, é desafogar as demandas dos plantões e a central de flagrantes, em solidariedade aos Policiais Civis que estão sobrecarregados, bem como concentrar o atendimento à essas demandas relacionadas ao coronavírus em um só lugar.
De acordo com a Delegacia Geral, durante o dia, a equipe da delegacia designada para aquele plantão irá normalmente para a unidade onde está lotada e somente em caso de ocorrência relacionada à desobediência ao Decreto Federal será deslocada para atender na “Delegacia Covid 19”.
Já durante a noite serão plantões em caráter voluntário, com pagamento de diária ou folga, nos quais os policiais atenderão diretamente na unidade onde está instalada a “Delegacia Covid 19”. Os plantões serão das 8h às 18h e das 18h à 0h nos dias de semana, e das 6h à 0h durante os finais de semana.
No interior, a “Delegacia Covid 19” será nas regionais, em três pólos: Mossoró (2ª DRP), Caicó (3ª DRP) e Currais Novos (3ª DRP). O modelo de funcionamento seguirá o padrão de escala adotado na Grande Natal.
O SINPOL-RN reforçou mais uma vez a necessidade de se adotar os procedimentos de segurança e prevenção para os Policiais Civis, através do fornecimento constante de EPIs e ainda adoção das medidas de afastamento dos que se encontram no grupo de risco.