
VEREADOR CÍCERO MARTINS CHAMA DE ABERRAÇÃO PROJETO DE NATÁLIA BONAVIDES QUE BENEFICIA TRAVESTIS E TRANS
Um projeto de Lei da autoria da então vereadora Natália Bonavides (PT), que atualmente é deputada federal, está causando polêmica e sendo alvo de contestação. A matéria em questão, que será votada hoje,a partir das 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Natal, trata-se do “ Projeto TransCidadania”, que tem como objetivo promover para travestis e transexuais o acesso à educação e ao trabalho, concedendo benefícios como a concessão de bolsa-auxílio e bolsa de estudo, por exemplo. A iniciativa levou o vereador Cícero Martins (PSL) às redes sociais para protestar e provocar a indignação da sociedade.
Em um post no Twitter, Martins deixa claro que o projeto da petista Bonavides é na verdade uma forma de conceder privilégios para travestis e transexuais. Na postagem, ele questiona: “Direitos iguais? Não, pois travestis e transexuais poderão ter bolsas de estudos. Você que é mulher, NÃO PODE. É justo?”.
O projeto de Natália Bonavides foi apresentado em 2017 e somente agora será apresentado para votação em Plenário. Nas redes sociais, a vereadora petista Divaneide Basílio, que assumiu a vaga aberta pela eleição de Bonavides para a Câmara Federal, usou também suas redes sociais com o objetivo contrário ao do colega Cicero Martins – ela está convocando representantes da área LGBT para comparecer votação, às 14 horas de hoje, na Câmara Municipal.

“ABSURDO”
A polêmica não se limita apenas ao âmbito do Legislativo natalense. Nas redes sociais, já há protestos contra a iniciativa, como o que foi reproduzido no Facebook do hoteleiro natalense, Enrico Fermi, ex-presidente nacional da ABIH. Fermi, segundo ele, reproduziu uma postagem recebida sobre o projeto, batizado de “Bolsa Caneco” e considerado como sendo “um absurdo”.

Antes da votação que vai ocorrer na tarde de hoje na Câmara Municipal, o projeto passou em 2018 pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, durante reunião presidida pelo vereador Felipe Alves (MDB) e que contou com as presenças dos vereadores Kleber Fernandes (PDT), Nina Souza (PEN), Cícero Martins (PTB), Sueldo Medeiros (PHS) e Preto Aquino (PEN), além da vereadora Natália Bonavides (PT), que foi defender seu projeto, apoiada por membros de entidades e militantes da causa LGBTT. Naquela ocasião, apenas Cícero Martins votou contra a iniciativa.

