A Governadora Fátima Bezerra lançou nesta sexta-feira, 19, o “Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social”. O Plano foi idealizado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e é coordenado pela secretária da Administração, Virgínia Ferreira. Logo após o lançamento foram assinados o Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e o Termo de Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Administração (Sead) e as prefeituras municipais que já aderirem ao Plano.
Através de cooperação entre o Governo do Estado e as prefeituras, o Plano RN Inclusivo levará atividades voltadas para qualificação profissional, melhoria da gestão pública, consolidação da cidadania e ações de voluntariado das instituições de ensino superior públicas do RN – UFRN, UERN, IFRN, Instituto Kenedy e UFERSA.
“Este programa tem o perfil do nosso governo, popular e transparente, e dialoga com sociedade” afirmou a governadora para destacar a participação da Rede de Voluntariado das instituições de ensino superior: “professores de cinco instituições de ensino vão auxiliar na qualificação e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, registrou.
A governadora também enfatizou o modelo e formatação do plano: “Vai além da burocracia. Discute propostas, conceitos e saídas para as dificuldades. Deve envolver todos os órgãos e secretarias do governo e dos municípios em promoção da cidadania e da dignidade do povo do RN. Nossa geração está sendo desafiada. Conclamo todos a se engajarem. Vamos caminhar juntos”.
A secretária estadual de Administração, Virgínia Ferreira disse que o Plano RN Inclusivo pretende reverter os baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) e da educação básica (IDEB). “Estamos assumindo o desafio de trabalhar em conjunto, utilizando a estrutura e o banco de talentos da Escola de Governo, e a rede de voluntários, para promover qualificação e aperfeiçoamento dos servidores do estado e dos municípios”.
Presidente da Federação dos Municípios e prefeito de São Paulo do Potengi, José Leandro Cassimiro declarou que “O Governo une forças aos municípios para fortalecer as bases do serviço público e o atendimento ao público. Isso melhora o relacionamento e as administrações e quem ganha é o povo do Rio Grande do Norte. O Governo do Estado dá prioridade ao nosso povo com esta ação que trará bons resultados. É um trabalho de base, que pode parecer pequeno, mas que vai preparar para a execução de grandes projetos”.
O lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social será realizado em outros três municípios polo: Mossoró, dia 22 de julho, às 9h, no Teatro Lauro Monte; Currais Novos, dia 24 de julho, às 14h30, no Auditório da AMSO e Caicó, dia 25 de julho, às 9h, no Auditório da 10ª DIREC.