SELO BLOG FM (4)

Plano Diretor de Natal será tema de mais um evento promovido pela classe empresarial

FOTO: KÍVIA PANDOLPHI

A convite do Sebrae-RN e da Fecomércio, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Thiago Mesquita, participa na próxima sexta-feira (31), do Seminário “Plano Diretor de Natal: Desafios e Oportunidades para o Comércio, Turismo e Construção Civil”. Na oportunidade, o titular da pasta ministra palestra sobre o tema.

O evento acontece a partir das 8h30, na sede do Sebrae, e na programação está prevista uma ampla discussão sobre o Plano Diretor de Natal (PDN) e as perspectivas e cenários apontadas pelo poder público municipal, pela classe empresarial e entidades representativas.

O PDN entrou em vigor em março de 2022, trazendo um novo cenário urbanístico que impacta diretamente no ambiente de negócios, notadamente nos setores do comércio, turismo e construção civil.

Segundo Mesquita, o conjunto de normas em vigor trouxe avanços significativos, e por isso, sinaliza perspectivas de desenvolvimento no turismo e da orla, no uso e ocupação mais inteligente do solo urbano, e consequentemente, incremento na geração de emprego e renda.

E traz como legado principal equilíbrio e sustentabilidade, pois Natal continua com mais de 30% do seu território como Zonas de Proteção Ambiental (ZPA’S), mais de 70 Áreas Especiais de Interesse Social (AEIS), cinco Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITP) e melhorias significativas no potencial construtivo nas áreas adensáveis e na capacidade de adensamento populacional.

PROGRAMAÇÃO:

08h30 – Café da manhã de boas-vindas

09h – Abertura (Cerimonial Sebrae-RN)

09h15 às 10h – Apresentação do Plano Diretor de Natal – Secretário Tiago Mesquita – SEMURB

10h às 10h45min- Projetos e leis complementares para uma Natal mais desenvolvida- Wilson Cardoso

10h50 às 11h50min – Mesa Redonda: Plano Diretor de Natal: Oportunidades e Desafios para o Turismo, Comércio e Construção Civil. Mediação SEBRAE RN

11h50 às 12h30min – Debate

12h50- Encerramento

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • O novo PDN reflete o pouco interesse e visão dos setores construção civil, turismo e comércio em fortalecer em Natal a economia e empregabilidade ligado ao mar. Durante oprocesdo de revisão Não convidaram nenhuma instituição ou especialistas pra debater como ajudar a fortalecer o setor e nem criaram novas áreas de expansão portuária e industrial afim. O ÚNICO que pautou sobre o tema fui eu e que, diante da falta de interesse dos muitos representantes de outros segmentos alheios ao assunto, nenhuma conquista foi conseguida no novo PDN. O processo de fragilização continuou, tanto na regulamentação da zpa8 quanto na teimosia de fazerem o novo mercado da Redinha no mesmo local antigo, que inviabilizará a implantação de um novo e estratégico terminal portuário na Redinha, antes da ponte, inclusive, para atender também grandes cruzeiros. O projeto CICPLATE, que idealizo, aponta para a oportunidade e necessidade de criar em Natal um dos melhores portos verdes industriais , inclusive, tendo a Petrobrás como a principal parceira do #NovoPortoNatal.

Comente aqui