O presidente do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho, afirmou que o partido teve um aumento significativo no número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores no Estado, além de conquistar mais cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.
“Aqui no Estado, nós tínhamos 18 prefeitos. Desses, 16 saíram do partido em função da relação com o deputado Walter Alves e o ex-governador João Maia. Permaneceram dois. Desses dois, um foi candidato à reeleição. Elegemos 17 novos prefeitos e, com isso, totalizamos 18 prefeituras no Estado. Também elegemos 29 vice-prefeitos e quase 160 vereadores. Nós tínhamos dois deputados estaduais, temos seis hoje”, disse, em entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM, nesta segunda-feira 30.
Com essa projeção, o senador apontou que, até o mês de abril de 2025, a expectativa é de que o PL alcance entre 35 e 40 prefeituras no RN. “O partido deve chegar em março, para abril, com de 35 a 40 prefeitos aqui no Rio Grande do Norte. Deve ser o primeiro ou o segundo partido aqui do Estado”.
Após as eleições de 2024, o MDB foi a legenda que conquistou o maior número de prefeituras municipais, elegendo 45 prefeitos e 30 vice-prefeitos no RN. Segundo partido que mais conquistou prefeituras potiguares neste pleito, o União Brasil elegeu 28 prefeitos, incluindo os dois maiores colégios eleitorais do Estado: Natal, com a eleição de Paulinho Freire e Mossoró, com a reeleição de Allyson Bezerra. A legenda ainda levou a vice prefeitura de Parnamirim, terceiro maior colégio eleitoral do RN. O terceiro partido que elegeu mais prefeitos no Estado nestas eleições foi o PSD, com 21 prefeituras.
Já o PL, apesar de ter conquistado 18 prefeituras neste pleito, amargou redução de 10% no número de prefeitos eleitos em relação às eleições de 2020. O partido foi derrotado em Mossoró, Parnamirim e Santa Cruz, mas conquistou cidades como Extremoz, Nísia Floresta, Ipanguaçu e Carnaubais.
Na esfera nacional, Rogério Marinho destacou o fato do PL ter se tornado o maior partido do Brasil em votos para prefeitos. De acordo com o senador, o PL saltou da 11ª posição em 2020 para a liderança em 2024, alcançando quase 16 milhões de votos para prefeito.
“O PL fez os cinco vereadores mais votados do país. Em 26 cidades, fez os dez primeiros colocados. Foi o partido que teve o maior número de votos de legenda para vereador no Brasil. É o partido que tem o maior número de prefeitos entre as cidades acima de 100 mil habitantes. Tem 16 prefeituras e tem mais 19 vice-prefeituras. Além disso, disputou segundo turno em pelo menos mais umas 10 a 15 cidades”, afirmou.
Agora RN