SELO BLOG FM (4)

‘PL da TV Globo’ revela cumplicidade do governo Lula com a emissora

FOTO: REPRODUÇÃO

Nessa quarta-feira (14), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), colocou novamente em discussão o projeto de lei 8889/17, que visa regular os serviços de streaming e de TV por assinatura, além de impor taxas sobre eles. O projeto também inclui a isenção de impostos para a prestação desses serviços quando oferecidos pela Globo, como no caso do Globoplay.

Deputados da oposição ao governo Lula denunciam que o projeto é uma versão renovada do PL das Fake News, refletindo um mesmo interesse: controlar a internet e favorecer a Rede Globo.

A autoria desta proposta está ligada a dois políticos progressistas. O texto foi assinado em 2017 pelo então deputado Paulo Teixeira (PT-SP), atualmente ministro do Desenvolvimento Agrário, e foi relatado por André Figueiredo (PDT-CE).

Deltan Dallagnol, em seu artigo na Gazeta do Povo desta quinta-feira (16), lembrou que “em agosto do ano passado, a maioria dos deputados aprovou um requerimento de urgência para o PL da Globo, o que fez com que o projeto sequer passasse pelas Comissões temáticas da Câmara dos Deputados, ou mesmo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por verificar a constitucionalidade do PL ou não”.

Uma vez aprovado, este será o primeiro tributo setorial sobre as big techs no Brasil. Atualmente, elas pagam imposto de renda e sobre serviços. O governo Lula está buscando uma maneira de impor impostos às plataformas de internet, incluindo as de vídeo sob demanda.

Para as plataformas, esse projeto parece não fazer sentido algum e parece ter sido elaborado para desequilibrar a concorrência, beneficiando a Globo com uma medida que atende às suas necessidades de mercado.

Terra Brasil Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui