Sucesso na praia de Ponta Negra há 5 anos, o Projeto Praia Inclusiva ganhou sua versão itinerante. O evento continuará acontecendo na capital, mas com realização simultânea também em outra praia fora de Natal. Neste sábado (06), será a vez de Pitangui, no trecho da tenda de tio Chico.
Toda a estrutura do projeto será oferecida aos participantes, em especial o banho de mar assistido, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Nas edições que fazemos em Ponta Negra, sempre recebemos pessoas do interior e até mesmo de cidades litorâneas, mas sem estrutura que possibilite um banho de mar com segurança para essas pessoas”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef, associação que fundou e coordena o projeto.
Foi então que veio a ideia de levar o projeto para outras praias. A pretensão é fazer um local diferente a cada semana. No Praia Inclusiva, voluntários (estudantes e professores da Uninassau, parceira do projeto) acompanham as pessoas com deficiência no banho de mar, em uma cadeira anfíbia, que anda na areia da praia e flutua na água. Também são oferecidas atividades de esporte e lazer.
“Importante ressaltar que todas as atividades são gratuitas, ninguém paga absolutamente nada para participar. Espero vida longa ao projeto, para que mais e mais pessoas com deficiência possam vivenciar o prazer de um banho de mar”, finaliza o presidente da Sadef.