Desenvolver uma solução inovadora para garantir o acesso à água potável e saneamento para todos em uma comunidade. Foi partindo desse desafio que os estudantes da Maple Bear Natal apresentaram, nessa sexta-feira (21), jogos desenvolvidos em computador com soluções para esse problema social, na quinta edição do Hackaton Educacional. A escola, que comemora 15 anos em 2024, é pioneira nesta atividade entre as escolas de todo o Nordeste.
Cerca de 80 alunos, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, divididos em grupos, apresentaram as mais diversas soluções para as dificuldades enfrentadas no acesso à água potável e no sistema de saneamento básico. Cecília Cascudo foi uma delas. Ela participa do Hackaton há quatro anos. Nesta edição, ela e seu grupo usaram como inspiração o projeto Aqualuz, que foi desenvolvido no interior da Bahia e usa a energia solar para mover um aparelho que purifica a água.
“As criadoras desse projeto são mulheres. Isso já empodera a mulher no mercado de trabalho. E também ambas são nordestinas, trazendo uma realidade muito próxima da nossa. O nosso jogo acaba sendo uma maneira de divulgação desse projeto, que é tão importante e pouco conhecido. A gente espera que o Hackaton seja uma maneira de visibilidade para esse projeto”, disse.
“Durante todo o processo, que dura cinco dias, eles estão desenvolvendo a criatividade, habilidades socioemocionais, liderança e também a questão do empreendedorismo. Esse é o objetivo final. A gente quer entregar para o mundo pessoas cada vez melhores. Pessoas que olhem para o mundo pensando no desenvolvimento sustentável da sociedade”, declarou a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.
Ao final de cada apresentação, os estudantes receberam um certificado pela participação. Os melhores trabalhos foram premiados. O evento ainda contou com uma intervenção cultural da Companhia Independente de Xaxado de Parnamirim.