O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou na última quinta-feira (2), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil que teve um aumento de 1% no 1º trimestre, na comparação com os três meses imediatamente do ano anterior.
O resultado foi impulsionado pelo setor de serviços, considerado o de maior peso na economia. De acordo com o IBGE, o setor de turismo e viagens contribuiu significativamente para este crescimento, com destaque para o a seção de transporte de passageiros, sobretudo o aéreo, além de hospedagem e alimentação.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson o nosso estado se destaca nesta contribuição ao PIB. “A principal fonte de receita aqui no RN é o turismo, o que inclui transporte, alimentação, hospedagem entre outros itens. O resultado mostra que é preciso ter um olhar diferenciado para este setor, pois é ele que está impulsionando a economia brasileira”, disse.
Ainda segundo Abdon Gosson, candidatos aos cargos públicos nesta eleição precisam “direcionar políticas públicas e recursos para alavancar o turismo nacional e regional, em especial no Rio Grande do Norte, pois grande parte da população do estado tem sua renda focada no setor. Pesquisas apontam que só na hotelaria, para cada funcionário de carteira assinada gera de 3 a 5 empregos indiretos. Ou seja, precisamos cobrar atenção a esse setor que gera empregos, recursos e fomenta grande parte da nossa economia ”.