A Petrobras e o SENAI do Rio Grande do Norte deram largada, nesta quinta-feira (14), a um programa de capacitação conjunto, em Natal, para profissionais de todo o país recém-contratados pela empresa.
A ação faz parte de uma investida nacional da petroleira, que também prevê formações para novos empregados nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Aproximadamente 1 mil pessoas aprovadas no concurso mais recente da companhia, para cargos de nível técnico em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo, passarão por salas de aula e laboratórios da rede SENAI, nos cinco estados, por meio da iniciativa.
Só no Rio Grande do Norte serão 127 alunos, distribuídos entre cursos de segurança do trabalho e manutenção elétrica. As aulas no estado tiveram início nesta quinta, com programação de boas-vindas que incluiu palestra e apresentações para as turmas.
Formação
As aulas no Rio Grande do Norte serão realizadas no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, e as demais escolas do SENAI em Natal, capital do estado.
O conteúdo programático e a carga horária dos cursos foram construídos por um Comitê do SENAI, com a Petrobras, explica a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira.
Para a executiva, a iniciativa traz perspectivas positivas para o mercado e é desenvolvida em um “momento de fervor” para a indústria.
“Nós entendemos esse programa como uma retomada importante na formação de pessoas e nas contratações da indústria do petróleo. O SENAI analisa e mapeia esse movimento como alavanca do setor produtivo, capaz de gerar mais demandas por mão de obra qualificada e consequentemente por serviços na economia, a partir da inserção de novos profissionais no processo produtivo do setor”, acrescenta.
Parte dos módulos será ministrada por instrutores da Universidade Petrobras. Mais de 200 horas de formação são previstas, com aulas programadas entre os meses de março e abril do próximo ano.
Na área de segurança do trabalho, as disciplinas englobam desde o básico de análise de riscos industriais qualitativa e de segurança em caldeiras, vasos de pressão e tubulações, até a apresentação de Normas Regulamentadoras (NRs) diversas, que trazem um conjunto de diretrizes técnicas essenciais para os trabalhadores, incluindo, por exemplo, segurança e saúde em plataformas de petróleo e segurança no trabalho em altura.
Já no campo da manutenção elétrica as abordagens passarão por áreas como noções de metrologia e de manutenção preditiva, até geradores e transformadores elétricos, automação de sistemas elétricos industriais, segurança industrial, comandos e ensaios elétricos.
Segundo o contrato firmado para o desenvolvimento e a execução do programa, o objetivo é formar e qualificar os colaboradores da Petrobras para o exercício de suas atividades nas diversas áreas da companhia. A participação nos cursos de formação é pré-requisito para o trabalho na empresa.
A programação nesta quinta contou com a participação da diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira, da coordenadora de educação do SENAI, em Natal, Rúbia Lahm, da supervisora pedagógica da instituição, Marcela Duarte, e de representantes da Universidade Petrobras.