SELO BLOG FM (4)

Pesquisadoras potiguares têm estudo sobre menopausa publicado em revista internacional

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o objetivo de estudar as variações comportamentais das mulheres e como proceder durante o período da menopausa, tendo em vista as mudanças hormonais e psicológicas, a potiguar Lillian Elizama de Abreu Oliveira desenvolveu uma pesquisa de mestrado sobre o tema, que resultou em um artigo publicado na revista Research, Society and Development.

O periódico é um dos mais importantes para a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico do mundo. O artigo também pontuou com o conceito Qualis A, maior classificação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Intitulado “Menopausa e seus efeitos comportamentais: Como proceder? Revisão de Literatura”, o estudo foi conduzido junto a professora doutora Deborah de Melo Magalhães Padilha e integra o Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP). O artigo contou com o apoio de pesquisadores e profissionais de outras áreas, como Enfermagem, Educação Física e Medicina Veterinária.

De acordo com o texto publicado, “uma assistência humanizada e integral à mulher deve levar em consideração sua singularidade, além disso, a escuta qualificada pela equipe multiprofissional nessa fase é fundamental para possíveis intervenções e tratamento adequado”.

“É de extrema importância fomentar o cuidado com a saúde da mulher na menopausa, pois muito se fala sobre a saúde da mulher em outras fases da vida, no entanto, a atenção integral a mulher necessita visar todos os ciclos da vida”, frisa Lilian.                                                                           

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui