SELO BLOG FM (4)

Pesquisadora da UFRN recebe título de honra da Ordem Nacional do Mérito Científico

FOTO: DIVULGAÇÃO

A professora e pesquisadora Selma Maria Bezerra Jerônimo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebeu o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, honraria concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento pelas contribuições científicas dadas ao país.

Como Comendadora, a potiguar ocupa a categoria da área das Ciências da Saúde, ao lado de nomes como Adele Schwartz Benzaken, diretora do Instituto Leônidas & Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz; e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, médico da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado. O título foi concedido por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 3 de novembro.

Além de professora, médica e bióloga, Selma Jerônima tem realizado um importante trabalho à frente do Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN). No contexto da pandemia da covid-19, o órgão contribuiu com o enfrentamento à doença, por meio da análise dos testes e diagnóstico do coronavírus no RN. Além disso, a pesquisadora, ao lado de sua equipe, conduz um estudo de soroprevalência para avaliar a quantidade de pessoas com resposta de defesa ao vírus, entre as vacinadas e as que tiveram infecção natural pela covid-19.

Nascida em Serra Negra do Norte, interior do Rio Grande do Norte, a potiguar tem um extenso histórico de contribuições à ciência. Formada como médica e bióloga na UFRN, é mestre e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fez pós-doutorado em doenças infecciosas pela Universidade da Virgínia. Tem experiência com o estudo de doenças infecciosas e parasitárias. Atualmente, é diretora do IMT/UFRN e professora titular do departamento de Bioquímica da UFRN.

Ao longo dos anos de pesquisa, atuou fortemente nos estudos de epidemias como a de leishmaniose visceral e hanseníase, além dos surtos de Zika e Chikungunya e, mais recentemente, a pandemia da covid-19. Em sua carreira, acumula não só grandes títulos e prêmios, mas também o reconhecimento da comunidade científica. Recentemente, passou a integrar o ranking da AD Scientific dos cientistas mais influentes do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O título recebido da Ordem Nacional do Mérito Científico nesta semana chega, portanto, como uma comprovação da imensurável contribuição da professora à ciência.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui