A Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), começou a utilizar nessa quarta-feira, 3, equipamento Body Scan, tecnologia utilizada para escanear os visitantes dos internos. Este equipamento é considerado de suma importância nas unidades prisionais, pois permite que objetos proibidos sejam detectados.
Além de evitar a entrada de objetos ilegais dentro da unidade, como facas, celulares e até mesmo armas, o equipamento contribui ainda para promover maior segurança aos agentes penitenciários, além de eliminar o procedimento de vistoria íntima nas unidades prisionais do estado, evitando, assim, imensas filas formadas nos dias das visitas.
No primeiro dia de utilização do equipamento, 113 familiares dos apenados passaram pela tecnologia. No processo prévio, eles foram cadastrados biometricamente, sendo em seguida revistados no Body Scan.
O Body Scan também será instalado na Cadeia Pública de Natal, na unidade de Ceará-Mirim, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Penitenciaria Estadual do Seridó (Caicó), Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga e nas duas unidade prisionais de Mossoró.