A direção da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) finalizou esta semana uma série de melhorias estruturais na unidade prisional. Pátio, banheiro de visitantes, áreas de convivência dos presos e de uso comum foram restauradas, e dispositivos de segurança reforçados. As melhorias foram percebidas por parentes e familiares dos internos com a retomada das visitas presenciais.
O diretor da unidade, policial penal Zemilton Pinheiro, tem realizado um choque de gestão ao implementar, através de apenados voluntários, ações para transformar o ambiente da carceragem em um lugar mais limpo, humanizado e seguro.
O pátio onde os presos tem acesso ao banho de sol, por exemplo, foi totalmente pintado e as concertinas sobre o muro revisadas a partir de levantamento feito pela nova direção do estabelecimento penal. As paredes brancas ajudam na segurança, melhorando a visualização de qualquer tentativa de escalada na muralha. Também foram aplicadas sinalizações no piso para organização, contagem e procedimento com os internos.
A área onde ocorrem as visitas presenciais foi recuperada e recebeu nova pintura e o banheiro foi reformado. O ambiente trás mais dignidade aos familiares que vão visitar os privados de liberdade e aos policiais penais. O PEP retomou as visitas presenciais esta semana e, assim como as demais unidades do Estado, vai permanecer com o serviço de televisitas. As visitas estavam suspensas em decorrência das medidas sanitárias e preventivas de combate ao novo Coronavírus.
O policial Zemilton Pinheiro explica que o PEP tem 775 internos, sendo 555 em regime fechado e 220 em regime aberto. Entre os privados de liberdade, muitos tem habilidades em construção civil, marcenaria e metalurgia e trabalham em ações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) como a reforma dos hospitais João Machado e Giselda Trigueiro.
O PEP dispõe de uma oficina multitarefa totalmente equipada pela Seap. Na serralheria, por exemplo, estão sendo reformadas 600 carteiras da rede pública estadual. Esses internos com habilidades em solda foram utilizados pela direção para a manutenção de celas da unidade, bem como para a instalação de dispositivo de segurança na tranca das grades. Todo trabalho é supervisionado pelos policiais penais da unidade.