SELO BLOG FM (4)

Pelo menos 10 bairros de Natal sofrem com falta de água após vazamento

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Dez bairros da zona Leste de Natal estão com o abastecimento de água suspenso devido a um vazamento de grandes proporções na rua José de Alencar, no bairro de Cidade Alta. A Companhia de Águas e Esgotos (Caern) informou que está trabalhando inpara restabelecer o abastecimento de água na região, suspenso desde a manhã dessa segunda-feira (11), quando houve uma parada programada para manutenção nos poços do Parque das Dunas.

A manutenção é considerada complexa, de acordo com a Caern, devido ao tipo de rede e a profundidade em que se encontra. A previsão dos técnicos da companhia é de que o serviço seja finalizado até a manhã desta quarta-feira (13), com a retomada gradual do abastecimento a partir desse momento.

Os bairros afetados com a suspensão são Tirol, Petrópolis, Barro Vermelho, Alecrim, Areia Preta, Cidade Alta, Praia do Meio, Rocas, Santos Reis e Mãe Luiza. Após a retomada do abastecimento, o prazo de normalização é de até 72h.

“A Caern pede aos moradores da zona Leste que utilizem a água com consciência durante este período. A Companhia reforça que a colaboração da população é fundamental para que o abastecimento seja normalizado o mais breve possível”, disse em nota.

Além dos 10 bairros da zona Leste, o site da Caern registrava ontem mais 24 ocorrências de falta de água, sendo duas delas em Natal. Uma ocorrência era relativa ao bairro do Pitimbu e do Planalto. A outra dizia respeito a Candelária. No total, foram afetadas com falta de água as cidades de Serra do Mel, Rafael Godeiro, Natal, Mossoró, Macau, Upanema, Nova Cruz, Assu, Mossoró, Umarizal, Guamaré, Barcelona, Afonso Bezerra, José da Penha, Guamaré, Timbaúba dos batistas, Parnamirim, Areia Branca, Lagoa de Velhos e Apodi. Grande parte das ocorrências de falta de água eram motivadas por vazamentos na rede.

No início do ano, a TRIBUNA DO NORTE mostrou que a falta de água em pleno verão estava sendo alvo de reclamação de consumidores potiguares. Conforme ocorrências divulgadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 19 municípios já tinham episódios de parada de abastecimento nos 11 primeiros dias de 2024. O motivo mais comum registrado era o surgimento de vazamentos. Enquanto isso, moradores relatavam dificuldades para realização de afazeres domésticos.

As cidades de Portalegre, Angicos, Fernando Pedrosa, Pedro Avelino, Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio dos Ventos, Jardim de Angicos, Riachuelo, Poço Branco, Santana do Matos, Currais Novos, Paraú e Bento Fernandes sofreram com a falta de água, além de bairros de Parnamirim e Natal. O que o desabastecimento nesses municípios têm em comum era a causa: vazamento na rede.

A CAERNpossui um sistema de monitoramento de pressões nos sistemas de águas, que emite alertas de alterações. A ferramenta é acompanhada pelo Centro de Controle Operacional e conta com pontos instalados na Grande Natal e algumas cidades do interior.

De acordo com o presidente da Caern, Roberto Linhares, o volume de casos de paradas de abastecimento registrados no Rio Grande do Norte no início do ano não tinha “nada de excepcional”.

Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui