Estudiosos da vida marinha dos Estados Unidos foram chamados para investigar o aparecimento misterioso de animais em formato fálico na costa da Califórnia. Banhistas e turistas que passavam pela região registraram imagens do animal, que rapidamente foi chamado de “peixe pênis” nas redes sociais.
Avistados pela primeira vez no dia 6 de dezembro, os peixes, com média de 20 centímetros de comprimento, são na verdade uma espécie de verme marinho com nome científico Urechis unicinctus. Eles vivem dentro do mar e raramente aparecem na costa.
“Tempestades fortes, principalmente durante o período do El Niño, são perfeitamente capazes de cercar os sedimentos na região de entremarés, espalhando sedimentos e levando o que há neles para a costa”, explicou em entrevista ao jornal New York Post o biólogo Ivan Parr.
A espécie pode viver até 25 anos, costuma se alimentar de bactérias, planctons e outras pequenas partículas encontradas no mar. Pesquisadores afirmam que a existência dele data mais de 300 milhões de anos e que em alguns locais do mundo, como na China, ele é utilizado até mesmo como alimentação. Não há perigo para banhistas que estejam na região.
IG